Unicamp informa que o Distanciamento Social Salva uma Vida a cada 4 minutos

13 de Maio de 2020

Matemáticos da Unicamp realizaram um estudo que conclui sobre a relevância do distanciamento social. Segundo os pesquisadores, nos próximos 14 dias, esta ação de prevenção sanitária poderia salvar uma vida a cada quatro minutos e dois segundos. Se a adesão fosse total, no dia de hoje, seriam salvas 236 pessoas no Brasil.

Os dados demonstrativos sobre a redução da taxa de crescimento do número de novos casos estão demonstrados numa plataforma eletrônica, que produz simulações matemáticas, a partir dos dados disponíveis e reforça a importância do isolamento social e o perigo de seu relaxamento.

A plataforma “Vidas salvas pelo isolamento social” foi organizada pelo professor Paulo J. S. da Silva e pela pesquisadora Claudia Sagastizábal do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. Segundo os autores, os resultados estão baseados nos dados oficiais baixados a partir do site Observatório Covid 19. Esses dados sofrem de clara subnotificação e assim as estimativas serão também subestimadas. Porém, acreditam que mesmo assim é possível ter uma ideia da evolução da epidemia e assim ser útil. Devido a essa dificuldade com os dados oficiais, os responsáveis pela plataforma, preferiram fazer uma estimativa para alguns dias no futuro, partindo dos dados atuais, a tentar manter informação sobre o total de vidas salvas até hoje. Isso porque estaríamos acumulando informação com imprecisão o que só iria amplificar as incertezas.

Com atualização diária, apresentam no link abaixo os gráficos de evolução futura por mais 30 dias apenas. Vale a pena conferir e acompanhar.

Os autores informam também que as curvas foram achatadas de modo geral. Mas, os números de contaminados ainda cresce muito, mesmo que mais lentamente. “Isso sugere que é imperativo que os governos busquem alternativas de controle da epidemia para não enfrentarmos colapsos nos sistemas de saúde em breve”.


Fonte: UNICAMP
Translate »