Mesmo inflando dados, Brasil é um dos países que menos testa para covid-19

3 de julho de 2020

Mesmo contabilizando testes rápidos, ineficazes para o controle da epidemia de covid-19, o Brasil aplicou menos testes para detectá-la do que países menos afetados pela doença causada pelo novo coronavírus. Até a semana passada, segundo o Ministério da Saúde, o país realizou 13,7 testes para cada mil habitantes.

O Chile, que tem dez vezes menos mortes, testou quatro vezes mais. A Eslováquia, que notificou 28 mortes até agora, testou quase três vezes que o Brasil. Os dados globais são da Universidade Oxford, que não atualiza mais informações sobre o Brasil devido à falta de informações informadas pelo governo federal.

A taxa de 13,7 testes por mil habitantes informada pelo ministério leva em conta, além dos testes rápidos, os exames do tipo RT-PCR — os mais adequados, que identificam a presença do vírus no organismo — processados em laboratórios públicos e privados. Esse índice coloca o Brasil na 50ª posição no ranking mundial de testagem segundo dados a Universidade de Oxford disponíveis no início desta semana.


Fonte: UOL Saúde
Translate »