Projeto de fake news enfrenta resistência na Câmara e pode ser amenizado

3 de julho de 2020

O projeto das fake news, aprovado nesta semana no Senado, enfrenta resistência de bancadas que vão da oposição aos aliados de Jair Bolsonaro (sem partido) na Câmara e vai passar por um pente-fino na Casa. A proposta não tem consenso entre os deputados e, quando for a voto, deve ficar menos rígida do que a aprovada pelos senadores.

Líderes da Câmara podem se reunir hoje (3) para discutir a pauta das próximas sessões. Há entendimento por parte dos partidos de centro de que a discussão vai se alongar por duas semanas, pelo menos, antes de ir a voto. O objetivo é evitar que o texto seja aprovado a reboque do Senado e dar tempo aos deputados para estudar o projeto e para discutir uma provável adequação do seu conteúdo.

Parte dos parlamentares favoráveis ao projeto pede mais regulamentação e controle de robôs e perfis falsos propagadores de fake news. Congressistas que veem as redes sociais como ameaça às suas candidaturas também são simpáticos a regulamentação. Já os contrários à pauta, ao longo da semana, disseram ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), temer que ele pode sofrer ataques em redes sociais se colocar o projeto em votação. Além disso apontam que o texto restringe a liberdade de expressão e resgata a censura.


Fonte: UOL Política
Translate »