No último mês, o lançamento do documentário “O Dilema das Redes” gerou repercussão maciça e dividiu opiniões entre críticos e especialistas ao redor do mundo. De um lado, os que defendem que as redes sociais são as responsáveis por termos uma sociedade adoecida e, do outro, os que chamam o filme de sensacionalista e alegam que bullying, propaganda e desinformação são problemas que vão além dessas plataformas. Esta, inclusive, é a opinião do próprio Facebook que decidiu se pronunciar em seu blog oficial e enumerou sete pontos que foram mal abordados e prejudicam a rede.
Seja qual for a sua opinião, é inegável que o filme levantou um debate importante. A falta de regulamentação e fiscalização na internet deu às gigantes da tecnologia cada vez mais poder. Agora, 20 anos depois, estamos literalmente correndo atrás do prejuízo e buscando soluções e alternativas para combater esses problemas da vida digital.
A batalha contra a desinformação e os algoritmos é uma delas. Pesquisas já disseram que as redes sociais são uma das principais fontes de informação da população, sobretudo Facebook, Google e Whatsapp. Mas em quantas delas podemos confiar de fato? A pergunta que fica é: se uma parte importante dos lucros das plataformas vem da oferta de anúncios (que têm notícias entre seus produtos), então, elas não deveriam se responsabilizar pelo conteúdo, promovendo o jornalismo responsável?
A boa notícia é que algumas delas já estão endereçando essa questão e criando soluções para combater as fake news e os discursos de ódio. O Twitter, por exemplo, implementou diversas medidas e políticas de conteúdo para reduzir os problemas gerados pelo compartilhamento de notícias falsas. Já o Google criou o Google News Showcase, que vai oferecer conteúdos diários escolhidos e editados por diversos veículos jornalísticos do Brasil.
Essa á uma batalha que está apenas começando. Ainda temos um grande desafio pela frente, mas ver o movimento das plataformas já é um bom ponto de partida.
1. Facebook responde ao documentário O Dilema das Redes
2. Como funcionam os algoritmos das redes sociais?
3. Google e Facebook devem pagar por notícias mostradas no seu feed?
4. Google News lança destaques com notícias selecionadas pelos veículos
5. Twitter anuncia regras mais rígidas para conteúdo durante as eleições nos EUA
Fonte: Exame


