Restam cinco dias para as eleições municipais chegarem ao fim. Nessa reta final, com o acirramento das campanhas em várias cidades no Brasil, é preciso ficar de olho no compartilhamento de fake news e desinformação. Se você, eleitor, flagrar campanhas fazendo denúncia de disparo em massa e espalhando notícia falsa, saiba que é possível fazer uma denúncia usando as suas próprias redes sociais.
Empresas como WhatsApp, Facebook, Twitter e TikTok fizeram parcerias com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o objetivo de minimizar desinformação e o impacto que elas podem ter no resultado das eleições, além de dar visibilidade a informações oficiais.
Pelo WhatsApp, só é possível denunciar disparos em massa. Já nas outras plataformas, os usuários podem usar o mesmo processo de denunciar publicações ofensivas. Tilt preparou um guia de como fazer uma denúncia em cada uma dessas plataformas.
WhatsApp
Para denunciar mensagens em massa no mensageiro, basta acessar o link de denúncias e preencher os campos com as informações solicitadas.
O usuário também pode conversar com o TSE para obter informações verdadeiras sobre o pleito eleitoral. O contato pode ser feito adicionando o número +55 (61) 9637-1078 em sua lista de contatos ou acessando o link do WhatsApp Web.
Twitter
No caso do Twitter, as denúncias não são enviadas diretamente ao TSE, mas vão para a análise da equipe da plataforma. Toque no ícone de seta para baixo no canto superior direito do tuíte. Depois toque em “Denunciar Tweet”. Escolha a opção que melhor se encaixa na denúncia que você quer fazer. Por fim, escolha a opção de justificativa à denúncia que melhor se encaixa ao seu caso.
Facebook
Toque nos três pontinhos no canto superior direito da publicação. Depois toque em “Obter apoio ou denunciar publicações” e selecione “Notícia falsa”. Por fim, toque em “Avançar”.
Instagram
Toque nos três pontinhos no canto superior direito da publicação. Depois toque em “Denunciar” e, em seguida, em “O conteúdo é inadequado”. Por fim, selecione a opção “Informação falsa”.
TikTok
Toque no ícone de compartilhar localizado no canto direito da tela. Depoi toque em “Relatar” e, em seguida, na opção “Informações enganosas”. Por fim, escolha a opção “Outras informações incorretas” e toque em “Enviar”.
O TSE também tem um canal na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, o TSEJus.
Fonte: UOL Notícias Tilt


