28.04.2020 – Notícias classificadas como Fake News

12 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 28 de Abril. São elas:

(1) É #FAKE que cientista morreu dois dias após tomar vacina experimental contra a Covid-19 na Inglaterra 
A pesquisadora da Universidade de Oxford e microbiologista, Elisa Granato, foi uma das primeiras pessoas a receber uma dose da primeira vacina experimental aplicada em humanos na Europa desenvolvida pela universidade. Dois dias após tomar a vacina, a cientista deparou-se com notícias da sua morte, o que foi denunciado por ela mesma em sua Conta do Twitter como falsa informação. Além disso, o próprio governo britânico teve de desmentir o conteúdo, fato noticiado pelo jornal “The Guardian”.

(2) É #FAKE que vídeo mostre incêndio em carro provocado por álcool em gel no interior de São Paulo
O incidente de um carro pegando fogo ocorreu no dia 24 de abril, na Praça da Bandeira em Itatiba, no interior de São Paulo, por volta das 14h. Marcus Boava, encarregado do Corpo de Bombeiros na cidade, que participou do socorro, diz que não foi encontrado qualquer frasco de álcool em gel dentro do carro. Ele alerta que o álcool, líquido ou em gel, que vem sendo utilizado para higienizar volantes, botões, câmbio e maçanetas dos carros, pode ser perigoso quando o ocupante é fumante e não deve ser deixado no painel e ainda diz: “Mas no calor do sol é raríssimo acontecer algum acidente, até porque o ponto de ignição do gel é de mais de 300ºC. O ideal é higienizar e esperar um pouquinho para tocar”.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »