27.04.2020 – Notícias classificadas como Fake News

12 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 27 de Abril. São elas:

(1) É #FAKE que diretor da OMS fez alerta em coletiva sobre máscaras importadas da China e da Índia infectadas pelo novo coronavírus
O vídeo original, de quase uma hora e meia de duração, é de uma coletiva de imprensa do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) datada do dia 20 de abril. No trecho destacado na mensagem falsa, que pode ser conferido no intervalo entre 54’51” e 55’53” no vídeo original, Tedros Ghebreyesus afirma: “Vamos evitar essa tragédia. É um vírus que muita gente ainda não entende. Muitos países bem desenvolvidos chegaram a conclusões erradas sobre ele, por não conhecê-lo, e tiveram problemas. E a gente alertou que ele poderia surpreender mesmo países ricos. A gente disse e aconteceu”. Segundos à frente, ele lamenta “centenas de milhares de mortes” e conclui que “cada vida é preciosa”.

Já a tradução falsa diz que “máscaras vindas da Índia e da China estão apresentando um alto grau de contaminação por coronavírus”, que os equipamentos são produzidos “às pressas, em lugares impróprios, e sem nenhum controle de higiene” e que “a recomendação crucial da OMS é que todos usem máscaras esterilizadas”. Em nenhum momento da fala, o diretor do organismo das Nações Unidas, que deu entrevista acompanhando de Michael Ryan e Maria Van Kerkhove, ambos do Programa de Emergências em Saúde da OMS, lança suspeição sobre máscaras ou fala de uma possível contaminação. Além disso, há outros detalhes que denotam a falsidade do vídeo. Apesar de utilizar um trecho que foi ao ar na GloboNews, é possível ver que o narrador não é o oficial do canal, as legendas também não seguem o padrão da emissora e há uma montagem com imagens no meio da fala que não foram exibidas no dia. Por fim, especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia, da UFRJ, da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiorcruz) e da Sociedade Brasileira de Pediatria entrevistados são categóricos: não há condições biológicas para que o vírus resista ativo nas máscaras durante o processo de fabricação, embalagem e todo o traslado Ásia-Brasil. O mesmo vale para o trajeto Ásia-EUA.

(2) É #FAKE que enfermeira foi demitida na Bahia por filmar UTI vazia
A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia diz que o vídeo em que uma enfermeira mostra o Instituto Couto Maia (Icom), em Salvador, referência para casos de Covid-19 no estado, com a Unidade de Terapia Intensiva vazia foi gravado, na verdade, no dia 21 de março, quando não havia tantos casos de Covid-19. A secretaria ainda informa: “O nome da profissional não é o que circula no vídeo, e ela também não foi demitida. Continua desenvolvendo as suas atividades no Icom. O hospital conta hoje no total com 103 leitos, sendo 50 de terapia intensiva”. A pasta esclarece ainda que a profissional não foi questionada sobre a intenção ao gravar o vídeo. Basta ver o tom de fala, porém, para ver que o objetivo dela era tranquilizar a população, e não fazer uma denúncia. No dia 21 de março, o cenário era bem menos preocupante no estado. Mesmo no fim do mês, a Bahia tinha apenas 176 casos confirmados, com duas mortes pela Covid-19. Entretanto, no início de abril, o número de pacientes na UTI do hospital dobrou.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »