25.05.2020 – Notícias classificadas como Fake News

26 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 25 de Maio. São elas:

(1) É #FAKE que foto mostre governador do Rio de Janeiro furando a quarentena para passear em Angra dos Reis
A foto do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que acompanha a mensagem falsa foi tirada em maio do ano passado, quando Witzel esteve em Angra numa visita oficial no dia 4 de maio de 2019. Na imagem, Witzel aparece almoçando com o prefeito da cidade, Fernando Jordão na cidade do Sul Fluminense. Ao fundo, vê-se que estão numa ilha. Procurado pela CBN, o governo do estado lembra que, na ocasião, Witzel e o prefeito visitaram centros de pesquisa da Universidade do Estado do Rio e da Fundação Instituto de Pesca do Estado na Ilha Grande, que faz parte de Angra. Em nota oficial, o governo frisa ainda que durante a quarentena Witzel não deixou a capital, onde mora.

(2) É #FAKE que vídeo mostre polícia atirando em surfista na Praia do Futuro, em Fortaleza, após ele descumprir isolamento social
No vídeo, um policial conversa com dois surfistas. Depois de um tempo, ele dispara em direção a um deles, que sai do mar e corre. A mensagem falsa diz se tratar de Fortaleza e cita o governador do Ceará, Camilo Santana. Mas o vídeo foi feito, na verdade, na Praia Hermosa, na cidade de Jacó, na Costa Rica. Um dos surfistas que aparecem na imagem é Rafael Villavicencio. Ele postou o vídeo em sua conta pessoal no Instagram no dia 28 de março, mas diz que as imagens foram gravadas no dia 26. O surfista diz que abriu, inclusive, um processo contra o policial que efetuou os disparos. As praias da Costa Rica foram fechadas no dia 23 de março, uma semana depois de o governo ter declarado estado de emergência no país. Naquele momento, os números de novos casos e mortes continuava subindo mesmo após a declaração.

(3) É #FAKE que homem foi enterrado vivo e dado como morto pela Covid-19 na Bahia
O caso aconteceu na cidade de Tarauacá, no Acre, em janeiro de 2019, e não mostra um homem enterrado vivo. O homem morava em outra cidade e não foi ao sepultamento do pai. Dias depois, decidiu ir ao cemitério e, ao chegar, arrancou parte da estrutura de concreto da sepultura e entrou no túmulo para se despedir do pai. O vídeo mostra o homem desorientado bem como a dificuldade que os policiais tiveram para retirá-lo, não um coveiro como indica a falsa mensagem. A passagem era muito estreita, e o homem reclamava de dores. Ele tinha andado quilômetros até Tarauacá, de acordo com o relato feito aos agentes.

Esse mesmo vídeo já circulou no ano passado com uma outra legenda falsa, que dizia que o homem tinha ficado sob a terra por 26 dias até que alguém o ouviu gemer e o salvou. Ou seja, a mensagem falsa foi apenas requentada, com a intenção de fazer acreditar que os números da Covid-19 no país estão sendo manipulados.

(4) É #FAKE que estudo espanhol com 60 mil pessoas atestou ineficácia do isolamento social para conter o coronavírus
Realizada a partir de abril pelas autoridades de saúde central e das províncias espanholas, a pesquisa se chama “ENE-Covid19”, e não mediu a eficácia do isolamento, adotado na Espanha desde março, diante da grave crise de saúde pública gerada com a Covid-19. O estudo tem como objetivos estimar a prevalência da infecção por SARS-Cov2 na população, via testagem rápida, e avaliar sua evolução no tempo. Participaram 60.983 pessoas em todo o país, testadas entre 27 de abril e 11 de maio.

Os dados do levantamento, referentes aos resultados dos exames de IgG que informam se a pessoa já foi infectada pelo vírus e já criou anticorpos para ele, foram divulgados oficialmente no último dia 13. O estudo mostrou que 5% dos espanhóis, 2 milhões de cidadãos, foram contaminados. Na capital, Madri, o índice chegou a 11,3%. A pesquisa traçou o perfil dos infectados, trazendo informações como gênero, idade, tamanho do município em que vivem, tipo de trabalho que desenvolvem, que sintomas sentiram, se tiveram contato com outros doentes, entre outras. Entretanto, em nenhum momento o relatório divulgado fala sobre o impacto do isolamento social na pandemia.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »