23.06.2020 – Notícias classificadas como Fake News

23 de junho de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 23 de Junho. São elas:

(1) É #FAKE que vídeo mostre fotos de fiéis mortos pela Covid-19 em igreja na Itália
O vídeo que mostra um homem espantando ao encontrar praticamente a igreja vazia foi gravado no dia 12 de abril de 2020, domingo de Páscoa, na Igreja Batista Salem, em Lake, no estado de Mississippi, nos Estados Unidos, e não na Itália. Além disso, as fotos de pessoas nos bancos não mostram pessoas mortas pela Covid-19, mas sim fiéis que não puderam acompanhar o culto presencialmente por causa do isolamento social. O homem que aparece de gravata rosa e roupa social e se emociona com as fotos é Larry Duncan. Ele é o pastor da Igreja Batista Salem na cidade de Lake, nos EUA.

O vídeo original tem 3 minutos e 18 segundos e foi publicado na página da igreja no Facebook, por onde os cultos têm sido transmitidos. Junto com o vídeo, a igreja publicou o seguinte texto: “Para nossa família Salem: queremos compartilhar com vocês o vídeo em que surpreendemos o irmão Larry com todas as suas fotos para o culto de Páscoa. Foi um momento tão especial e emocionante”. Além do vídeo, naquele dia, o pastor também tirou uma foto na igreja vazia com as fotos dos fiéis.

(2) É #FAKE mensagem que fala em distribuição de almanaque da Turma da Mônica na quarentena
Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que “o Instituto Maurício de Souza está distribuindo gratuitamente o Super Almanaque Turma da Mônica, Edição Estude em Casa em todo o Brasil”. O texto diz ainda: “Presenteie as crianças nessa quarentena! Para ganhar, basta fazer o cadastro no site da promoção”. A mensagem também disponibiliza um link suspeito, um indício de golpe, que pode coletar dados pessoais e bancários. Uma pesquisa do link suspeito em um site de verificação como o psafe aponta que ele é potencialmente perigoso e não deve ser acessado. Outro detalhe que denota a falsidade do texto é que há um erro de grafia no sobrenome do famoso quadrinista.

O Instituto Mauricio de Sousa informa “que não tem nenhuma relação com a postagem fake que circula na internet e aplicativos de mensagens como WhatsApp, informando sobre suposta distribuição gratuita de um almanaque com atividades de estudo em casa”. “O instituto alerta para que não se repasse esse tipo de conteúdo falso adiante”. O mesmo comunicado sobre a falsidade da mensagem que circula na internet é encontrado também no perfil verificado da Turma da Mônica no Facebook.

(3) É #FAKE que vídeo mostre profissionais do Hospital de Messejana, em Fortaleza, comemorando fechamento de ala de Covid-19 por falta de pacientes
A mensagem falsa diz que a cena dos profissionais batendo palmas mostra que eles estão festejando o fim da demanda de pacientes com a Covid-19, o que possibilitou que fosse encerrado o espaço especial para casos de coronavírus aberto com o advento da pandemia. Mas a Secretaria da Saúde do Ceará informa que o vídeo não foi gravado no hospital, que ainda atende, sim, na ala Covid. De acordo com a secretaria, as imagens são, na verdade, do interior da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Messejana, o mesmo onde fica o hospital. A UPA não tem uma ala destinada só para Covid, então nem tinha como ela ter sido fechada, como afirma a legenda falsa.

A gravação foi feita na quarta-feira passada (17) e os funcionários, que vêm atendendo a uma grande quantidade de pessoas desde o início da pandemia, se juntaram e bateram palmas porque a procura havia diminuído. Só que ela não foi zerada. O que aconteceu naquele dia foi que os pacientes que estavam num determinado espaço da UPA, antes cheio, foram realocados para outro, e o primeiro foi esvaziado e limpo, segundo o governo do Ceará. Foi este o momento captado pela filmagem. Só que no mesmo dia mais pacientes chegaram e um, inclusive, acabou morrendo. Mas a curva epidemiológica está em declínio, de acordo com o Integra SUS, e o número de pacientes internados com o novo coronavírus nas UPAs vem caindo.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »