23.04.2020 – Notícias classificadas como Fake News

7 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, 3 fake news foram esclarecidas, 2 realizadas pelo Portal Globo.com e 1 realizada pelo Portal UOL no dia 23 de Abril. São elas:

(1) É #FAKE que vídeo mostre FBI apreendendo caixas de máscaras importadas da China infectadas pelo novo coronavírus
Um vídeo do FBI fazendo apreensão de caixas de máscaras importadas da China infectadas pelo novo coronavírus veiculado nas redes sociais é falso. A verificação e apreensão é verdadeira e ocorreu no dia 29 de Março de 2020 em New Jersey, mas as mercadorias foram apreendidas porque elas estavam sendo vendidas e estocadas com preço acima do mercado. No Brasil houve uma distorção da notícia relacionada às máscaras chinesas compradas pelo Ministério da Saúde para profissionais de saúde. O Ministério da Saúde desmente que máscaras compradas estavam contaminadas.

(2) É #FAKE que foto mostre governador do RS em teleférico e sem máscara em meio a pandemia
A foto do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, junto com o irmão em uma espécie de teleférico em uma cidade turística do estado foi tirada em janeiro de 2019. Na ocasião, o governador Eduardo Leite e o irmão aproveitaram para passear em uma das atrações turísticas de um parque chamado Bondinhos Aéreos, em Canela (RS). O local, inclusive, está fechado para visitação desde o dia 1º de abril. O parque publicou uma foto do político no dia da visita, ocorrida há mais de um ano. O post afirma que o governador conheceu o ‘Eagle’, “um passeio radical de 180 metros com vista para todo o parque e para a Cascata do Caracol, com ida e volta”. O próprio Eduardo Leite fez um desmentido em suas redes sociais, reafirmando que a visita foi feita em janeiro de 2019 e alertando para a “fake news”.

(3) É falso áudio atribuído ao general Braga Netto que pede intervenção militar
Entre os pedidos dos manifestantes no áudio estavam a intervenção militar, um novo AI-5, o fim do isolamento social, o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. O Comprova fez a transcrição do áudio e a enviou para a Casa Civil, que negou que a voz que se escuta na gravação seja do ministro-chefe da Casa Civil general Walter Souza Braga Netto. Além de obter a negativa da Casa Civil, o Comprova procurou o dono do canal do Youtube e, além dele, uma outra pessoa que declarou em seu perfil no Facebook ser o verdadeiro autor do áudio, mas nenhum dos dois respondeu às mensagens. O suposto autor da gravação, Joe Patriota, é um ativista pela intervenção militar no seu perfil pessoal. Em alguns compartilhamentos do áudio no Facebook, Joe foi apontado em comentários como o autor original. No dia 15 de abril, publicou um comunicado em sua página do Facebook, mesmo dia em que a gravação foi divulgada no Youtube, com o seguinte conteúdo: “No dia 31 de março de 2020 tive uma conversa em áudio privado vazado de um grupo do qual eu faço parte, a Liga Cristã Mundial. Ao compartilharem meu áudio na rede minha voz foi erroneamente atribuída ao general Braga Netto e editada sobre imagens do referido ministro. Venho a público esclarecer que o general Braga Netto não gravou o áudio em questão e que tal vazamento da minha voz se deu sem o meu consentimento, conhecimento ou vontade”. O Comprova não conseguiu contato com o autor do post e, portanto, não pode verificar a veracidade dessa informação.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »