21.04.2020 – Notícias classificadas como Fake News

7 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 21 de Abril. São elas:

(1) É #FAKE que rede de lojas Renner anunciou fechamento definitivo de lojas e demissão em massa de funcionários em meio a pandemia
No comunicado de março, a Renner anuncia o fechamento temporário de todas as lojas físicas das marcas Renner, Camicado, Youcom e Ashua e afirma: “A decisão tem o objetivo de priorizar a saúde de colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades para evitar o avanço do coronavírus (Covid-19)”. A rede, porém, diz que em nenhum momento fez qualquer anúncio de demissão de funcionários ou de fechamento definitivo de todas as suas lojas, como prega a mensagem falsa, no Brasil, na Argentina e no Uruguai. A rede, em novo comunicado, afirma: “Em linha com as práticas que tem adotado para a preservação do bem-estar dos colaboradores em meio à crise gerada pela pandemia de coronavírus (Covid-19), a Lojas Renner S.A. informa que tomou a decisão de não demitir, por tempo indeterminado, colaboradores sem justa causa. A iniciativa ocorreu simultaneamente ao fechamento de todas as lojas físicas da companhia, no dia 20 de março”. Para os colaboradores que trabalham em loja, a empresa deu a orientação de compensar horas ou concedeu férias. Os times administrativos estão, em quase sua totalidade, atuando em regime de home office. Os centros de distribuição e as centrais de atendimento funcionam com quadro reduzido e, para manter os empregos, houve reduções drásticas de despesas e reavaliação de investimentos. O comunicado explica que todas as marcas seguem à disposição dos consumidores nos seus canais online, com frete grátis e prazo de troca estendido para 90 dias após a compra. Também afirma que medidas gerenciais têm sido adotadas com foco na preservação de parceiros e iniciativas para reduzir os impactos negativos do período, garantindo a sustentabilidade das operações, têm sido implementadas.

(2) É #FAKE que vídeo mostre militares correndo na praia para desafiar isolamento imposto no RJ
O vídeo que mostra um grupo de homens correndo em uma praia enquanto carregam bandeiras do Brasil, gritam palavras de ordem e entoam o nome do presidente Jair Bolsonaro não é atual e não tem nenhuma relação com o governo Witzel nem com a pandemia do novo coronavírus. É possível encontrar na internet o mesmo vídeo, publicado em 23 de setembro de 2018. Na época, Wilson Witzel não havia nem sido eleito governador do Rio de Janeiro ainda. Na verdade, as imagens mostram uma corrida realizada pela Associação Internacional dos Veteranos Militares em homenagem a militares mortos em intervenções policiais – e que acabou virando também um ato em campanha pró-Bolsonaro – na orla de Copacabana. Um cartaz postado no Twitter na ocasião mostra a programação do evento. A mensagem falsa faz referência a uma afirmação de Witzel feita em 30 de março: “Daqui a pouco vamos ter de começar a levar para a delegacia. Até então foi um pedido, agora estou dando uma ordem: não saia de casa. Porque aqueles que amanhã ou depois morrerem por falta de atendimento porque a curva de contaminação aumentou, pela morte você (que saiu de casa) será culpado”, afirmou. No dia seguinte, porém, o governador recuou: “Nós não queremos prender ninguém, ficar levando ninguém para a delegacia”.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »