18.03.2020 – Notícias classificadas como Fake News

28 de abril de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL,
apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 18 de Março. São elas:

(1) Apesar de ter dito “participem”, Bolsonaro diz que não convocou para atos
Um vídeo do dia 7 de março mostra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em escala em Boa Vista (RR) durante viagem para os Estados Unidos, convocando os brasileiros a participarem das manifestações no domingo, dia 15 de março. Manifestações estas que o presidente compareceu quebrando a quarentena ao cumprimentar apoiadores. Este ato foi classificado como imprudente dado que as autoridades recomendam que pessoas que voltaram do exterior — como era o caso de Bolsonaro, que havia retornado dos EUA havia quatro dias — fiquem uma semana em casa, em quarentena, para evitar o risco de contagiar outras pessoas com o coronavírus.

(2) É #FAKE que novo coronavírus não resiste ao calor e à temperatura de 26ºC ou 27ºC
O Ministério da Saúde e a diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT-USP) Ester Sabino, uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do novo coronavírus, classificam a mensagem como “falsa” e reitera que não é possível afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 26ºC ou 27ºC “uma vez que no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36ºC”. A virologista Camila Malta Romano, também do IMT-USP, explica que “O vírus (assim como outros vírus envelopados) sofre com temperaturas mais quentes, mas temperaturas acima de 45ºC. E isso depende do tempo em que é exposto também. Uma temperatura de 27ºC não faz menor diferença pra ele”. Uma revisão de 22 estudos sobre vários tipos de coronavírus publicada no Journal of Hospital Infection indica que, quanto maior a temperatura, menor o tempo de permanência do vírus em algumas superfícies. Ainda assim, os dados mostram que mesmo em temperaturas elevadas como 30ºC ou 40ºC os vírus resistem, às vezes por dias.

A mensagem circula com algumas variações no texto. Em uma delas, há a informação de que, após ficar 3 ou 4 dias restrito à garganta e mais 5 ou 6 dias nos pulmões, o vírus se torna letal. O Ministério da Saúde reforça que isso não faz qualquer sentido, pois “O período médio de incubação da infecção por coronavírus é de 5 dias, com intervalo que pode chegar até 14 dias. O espectro clínico da infecção por coronavírus é muito amplo, podendo variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. A maioria dos casos apresenta tosse seca e febre. No entanto, uma pequena porcentagem também tem sintomas como coriza e dor de garganta. Do ponto de vista dos sintomas não é possível diferenciar o coronavírus de outros vírus respiratórios. O diagnóstico depende da investigação clínico-epidemiológica e do exame físico”.

A mensagem tem outra informação sobre a permanência do vírus em determinadas superfícies. A Fiocruz é categórica: essa informação que estipula um número de horas tanto em superfícies metálicas como em tecidos é falsa. O Instituto Adolfo Lutz também diz que o tempo de permanência do vírus em superfícies metálicas, por exemplo, depende de vários fatores, como a temperatura ambiente e o tipo de material. “Estudo do The New England Journal of Medicine indica que o SARS-COV-2 (novo Coronavírus) foi identificado por até 72 horas após aplicação em plástico e metal aço inoxidável, por exemplo.”

A mensagem também aconselha o leitor a beber água e chá quentes para matar o vírus. O médico Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, diz que é importantíssimo manter uma ingestão adequada de líquidos, mas alerta que não existe qualquer evidência de que líquidos quentes mantém o vírus. Além disso, não há qualquer medicamento hoje capaz de eliminá-lo.

(3) É #FAKE áudio que diz que Einstein tem 700 internados com coronavírus e Sírio, o dobro disso
No áudio, a mulher não identificada cita uma empresa chamada “Bio” que, segundo ela, trata-se de um laboratório responsável por transportar órgãos para transplante. A empresa, relata, recebeu uma proposta para transferir pacientes infectados e, durante uma reunião, os principais hospitais de São Paulo revelaram que escondem o número de internados por ordem do governo. As informações são falsas e, em nota, a Bio Transportes diz que é uma empresa courier especializada no transporte nacional e internacional de amostras biológicas, correlatos, medicamentos, produtos termolábeis, reagentes e documentos. A empresa ainda afirma que “Ao contrário do divulgado, a Bio Transportes não é um laboratório nem faz transporte de pessoas ou órgãos a serem transplantados”.

Em outro trecho do áudio, a mulher diz que todos os funcionários da empresa foram afastados e orientados a comprar o máximo de mantimentos nos mercados. A Bio nega e diz: “Não há recomendação para os colaboradores ficarem em casa nem para estocar alimentos”. Além disso, a empresas informa que “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para identificar e responsabilizar as pessoas envolvidas na divulgação desta fake news. A Bio Transportes não concorda com a divulgação de informações anônimas que visam apenas causar tumulto, alarmismo e que tem alto potencial lesivo a população e à paz social.”

A mulher também cita números totalmente irreais. Ela diz que há de 600 a 700 pessoas internadas no Hospital Albert Einstein com o novo coronavírus – sendo 100 entre a vida e a morte na UTI. No Sírio-Libanês, ela diz que há o dobro de pacientes. E afirma que os hospitais estão escondendo os dados “por ordem do governo”, para que não gere “um caos muito grande para a população”. O Albert Einstein diz que o áudio é totalmente falso, que há 45 pacientes internados, sendo 21 confirmados e 24 suspeitos para a Covid-19. Desses pacientes, sete se encontram na UTI. As informações se referem ao dia 18 de março. A assessoria do complexo hospitalar diz que um simples fato já torna a mensagem sem total cabimento: existem 474 leitos no hospital, ou seja, impossível que o Sírio abrigue de 1.200 a 1.400 pacientes internados, como diz a mensagem falsa.

Procurado, o Ministério da Saúde afirma que atua, de forma transparente, prestando esclarecimentos à população e a jornalistas, diariamente, sobre a pandemia do coronavírus. “O número de casos é atualizado todos os dias por meio da Plataforma IVIS e em coletivas de imprensa, transmitidas ao vivo pelas redes sociais.”

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »