Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez um esclarecimento acerca das fake news no dia 11 de novembro. É ele:
(1) É #FAKE que imagens mostrem vacinação obrigatória contra a Covid-19 no Peru
“No Peru, a vacinação contra a Covid-19 começou a ser obrigatória e quem se recusar a tomar será preso”, diz a mensagem falsa que tem sido compartilhada. Mas as fotos compartilhadas mostram equipes indo de casa em casa imunizar a população contra a bactéria causadora da difteria, doença que também pode levar o paciente à morte. As autoridades de saúde peruanas entraram em alerta epidemiológico após duas mortes pela doença. Foram as primeiras em 20 anos sem registros. O governo começou, então, a vacinação de milhares de pessoas no distrito de La Victoria, na capital, Lima, onde vivia a primeira vítima. Não houve registro de prisões e neste momento, não há vacinação em massa contra o coronavírus em lugar algum do mundo. Inclusive, o Ministério da Saúde do Peru destaca em seu site que não existe imunizante ainda. As imagens que estão circulando são de uma campanha para a proteção da população contra a difteria, e não contra a Covid-19.
As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.
Fonte: Ministério da Saúde


