Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 08 de setembro. São eles:
(1) É #FAKE que governo federal tem distribuído kits anti-Covid com medicamentos a estados e municípios
Várias pessoas têm compartilhado nas redes sociais uma mensagem que afirma que o governo federal tem disponibilizado para estados e municípios um kit para tratamento da Covid-19 que inclui azitromicina, hidroxicloroquina, vitamina C, vitamina D e zinco. A mensagem falsa diz: “Esse kit foi disponibilizado pelo governo federal. Se não chegou nas suas mãos, saiba que seu governador e seu prefeito têm culpa no cartório por esse fato. Lembre-se deles e seus partidos nas próximas eleições”. Nas imagens circulam, estão escritas as dosagens: no kit, num saco plástico, constam azitromicina (500 miligramas – 5 comprimidos), sulfato de hidroxicloroquina (400 miligramas – 6 comprimidos), além de vitamina C (500 miligramas), vitamina D (400 UI) e zinco (20 comprimidos).
Procurado pela CBN, o Ministério da Saúde diz que a mensagem é falsa e informa que não envia tais kits de medicamentos para a Covid-19 a estados e municípios. Em nota, esclarece que “é importante ressaltar que a prescrição de medicamentos permanece a critério do médico, sendo necessária também a vontade declarada do paciente”. “No caso de pacientes pediátricos ou incapacitados, é necessário o consentimento dos pais ou responsáveis legais.” Na imagem que circula nas redes sociais, apesar da afirmação sobre o governo federal, está escrito “Governo Distrito Federal”. Mas o governo do DF também diz desconhecer a distribuição desses kits. Cabe destacar que nem a azitromicina, nem a hidroxicloroquina, tampouco as vitaminas C e D e o zinco têm efeito comprovado contra o coronavírus, segundo os estudos realizados até o momento.
(2) É #FAKE que foto mostre Maia ao lado de Pezão em festa no meio da pandemia
Circula pelas redes sociais uma foto que mostra o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do pai dele, o ex-prefeito do Rio César Maia. Uma legenda diz: “Festinha desse final de semana. Aniversário na casa do Pezão (em prisão domiciliar) com convidados ilustres. Olha o presidente da Câmara aí”. A foto em questão foi publicada em março de 2018 e trata de um encontro entre Maia e Pezão na casa do ex-prefeito de Volta de Redonda (RJ) Antônio Francisco Neto para discutir a formação de uma chapa ao governo do Rio de Janeiro naquele ano. Um outro detalhe que denota a falsidade da mensagem é que Pezão não faz aniversário em setembro, e sim em março.
As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.
Fonte: Ministério da Saúde


