08.05.2020 – Notícias classificadas como Fake News

12 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 08 de Maio. São elas:

(1) É #FAKE que 170 milhões fizeram inscrição para receber auxílio emergencial do governo federal
Segundo a Caixa Econômica Federal, banco que disponibiliza o auxílio, 51,1 milhões de cidadãos se cadastraram para solicitar o benefício. Destes, 50 milhões já receberam o dinheiro. Ao todo, mais de R$ 35 bilhões já foram creditados. Em comunicado divulgado no último dia 5, a Dataprev, empresa pública responsável por identificar quem tem direito a receber o auxílio emergencial, diz que 97 milhões de cadastros passaram pelos sistemas de conferência e foram homologados pelo Ministério da Cidadania. Destes, 51 milhões foram classificados pelos órgãos como elegíveis e atenderam aos critérios da lei para receber os R$ 600; 33 milhões foram considerados inelegíveis e 14 milhões estão inconclusivos e necessitam de complemento cadastral. A própria Dataprev diz, porém, que 95 milhões de cidadãos poderão ser beneficiados.

(2) É #FAKE que coronavírus não matou nenhum político ‘nem no Brasil nem na China’
As primeiras vítimas do coronavírus no Brasil pertenciam a classes sociais mais altas, que contraíram a doença por meio de viagens internacionais. Rapidamente, a infecção se espalhou por todo o território nacional e atingiu brasileiros de diversas profissões, incluindo médicos, advogados, engenheiros, funkeiros, empregadas domésticas, autônomos, estudantes e, sim, políticos. A primeira morte por Covid-19 no Piauí, que ocorreu no fim de março, foi a do prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes (PT), de 57 anos. Em Pernambuco, o vereador e presidente da Câmara de São Lourenço da Mata Cícero Pinheiro (PTB), de 42 anos, faleceu por causa do coronavírus no início de abril. Em Mato Grosso do Sul, o ex-prefeito de Brasilândia José Francisco Marques Neto, de 87 anos, morreu no dia 21 de abril por causa da doença. Na mesma data, o ex-vice-governador do Pará Gerson Peres, de 88 anos, também não resistiu à infecção. No fim do mês, o ex-deputado federal e ex-presidente do Paysandu, Asdrubal Bentes, de 80 anos, morreu em Belém por Covid-19. Já na China, logo no início da transmissão do coronavírus, três políticos morreram em razão da doença. No dia 26 de janeiro, o ex-chefe da Comissão de Assuntos Étnicos e Religiosos de Wuhan Wang Xianliang, de 62 anos, morreu de Covid-19. No dia seguinte, a vítima foi o ex-prefeito de Huangshi Yang Xiaobo, de 57 anos. Quatro dias depois, foi a vez de Wen Zengxian, político e ex-diretor geral adjunto do Departamento de Assuntos Civis da província de Hube. Na verdade, dezenas de políticos, espalhados por vários continentes, foram vítimas da Covid-19.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »