04.06.2020 – Notícias classificadas como Fake News

5 de junho de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez um esclarecimento acerca das fake news no dia 04 de Junho. É ela:

(1) É #FAKE que vídeo mostre Torre Eiffel reaberta à visitação com inscrição ‘por todas as vítimas’ em homenagem aos mortos pela Covid-19
Circula nas redes sociais uma mensagem que diz que a Torre Eiffel, principal ponto turístico de Paris reabriu com “o fim da quarentena” e uma homenagem às vítimas da pandemia. Entretanto, no site oficial da torre, permanece o seguinte comunicado: “Torre Eiffel fechada até segunda ordem. Esperamos vê-lo em breve”. As visitas ao monumento foram paralisadas no dia 13 de março, quando a situação do coronavírus se agravou na França e, até o momento, não foi anunciada ainda uma data para a reabertura. Quando o usuário tenta simular uma compra no site, não existe uma opção de data até o fim do mês de junho; o mesmo acontece nos meses seguintes.

O vídeo que circula junto da mensagem falsa mostra um espetáculo de luzes e a inscrição “por todas as vítimas”. Mas as imagens são de maio do ano passado na festa pelo aniversário de 130 anos do monumento. Na ocasião, a estrutura em ferro ganhou uma iluminação especial, com projeções e efeitos visuais variados, acompanhados de um espetáculo musical. No meio do show, aparece na torre a inscrição “por todas as vítimas”. Só que as vítimas em questão não são as do coronavírus, e sim as de atentados terroristas ocorridos no passado, como os de novembro de 2015. A festa na torre foi nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2019 e o vídeo pode ser visto no próprio site da torre. O texto sobre a comemoração explica que este tipo de iluminação especial é um evento que acontece de tempos e tempos.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »