Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, 3 fake news foram esclarecidas, 1 realizada pelo Portal Globo.com e 2 pelo Portal UOL no dia 04 de Maio. São elas:
(1) É #FAKE que OMS incentive masturbação infantil em diretriz sobre educação sexual
Em 2010, o braço europeu da OMS, em conjunto com o Centro Federal de Educação em Saúde da Alemanha, publicou o documento “Normas para educação sexual na Europa – Uma abordagem para formuladores de políticas, autoridades da educação e da saúde e especialistas”, com fundamentos a serem seguidos pelos países. Não há, porém, nenhum incentivo à prática da masturbação infantil. Além disso, o conteúdo não é dirigido às crianças. Trata-se de um guia para ajudar autoridades de saúde e educadores a enfrentar o desafio apresentado pelo aumento, na Europa, das taxas de infecção pelo HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, e também coibir a gravidez precoce indesejada e a violência sexual contra menores. Ao se referir a crianças, o texto contém informações para nortear a introdução da educação sexual – o que nada tem a ver com iniciação da vida sexual, como insinuam as postagens na web. O objetivo é preparar crianças e adolescentes a lidar com o próprio corpo de forma natural, sem tabus. A premissa é a de que, com informações corretas sendo propagadas desde cedo, é mais fácil proteger menores de abusos sexuais, gestações indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis.
(2) Foto de caixão vazio é usada para enganar sobre mortes por Covid-19 no AM
A foto de um caixão aberto com um travesseiro dentro denunciando que caixões vazios estão sendo enterrados no estado do Amazonas foi tirada em 2017 pelo repórter fotográfico Milton Rogério, do portal São Carlos Agora, e publicada em uma reportagem sobre golpe de seguro de vida. Além da foto do caixão aberto, a publicação também mostra a imagem de um cemitério em Manaus, com uma fileira de caixões em uma vala, e afirma que a denúncia foi divulgada pelo Jornal da Band. A Prefeitura de Manaus garantiu que caixões não estão sendo enterrados vazios no município e que foi necessário abrir trincheiras em um dos cemitérios da cidade devido ao alto número de óbitos. A TV Band negou que tenha veiculado qualquer reportagem com o conteúdo da mensagem.
(3) Vale-Combustível da Petrobras divulgado nas redes sociais é golpe
A mensagem que a Petrobras está com petróleo sobrando em seu estoque e decidiu doar gasolina para os trabalhadores brasileiros é acompanhada de um link, que leva a uma página personalizada com elementos gráficos semelhants aos da Petrobras e com a foto de um posto. Ao receber esta mensagem, não clique no link. Ao UOL, a Petrobras negou que esteja doando combustível ou que tenha feito qualquer tipo de promoção com seu estoque. A petrolífera recomendou, ainda, que os usuários não clicassem nos links, por se tratar de um golpe com possibilidade de roubo de informações pessoais e sugeriu: “Confira sempre nossos canais oficiais para verificar a veracidade de promoções e convites suspeitos”.
As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.
Fonte: Ministério da Saúde


