03.07.2020 – Notícias classificadas como Fake News

4 de julho de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez um esclarecimento acerca das fake news no dia 03 de Julho. É ela:

(1) É #FAKE que vídeo mostre primeira-ministra da Austrália fingindo tomar vacina contra Covid-19
Primeiramente, a mulher que aparece no vídeo não é a primeira-ministra da Austrália, mas, sim, a premier de Queensland, um dos estados do país. O nome dela é Annastacia Palaszczuk. Além disso, nas imagens, ela não toma uma vacina contra o coronavírus, até porque não há nenhuma aprovada ainda. Ela toma, na verdade, uma vacina contra a gripe. Só que o vídeo que circula foi editado. Após ela receber a dose de forma muito rápida, cinegrafistas e fotógrafos pediram para que ela “encenasse” novamente a aplicação, para que o fato fosse registrado. É esse o trecho que tem viralizado.

A política publicou o vídeo no Twitter em 27 de abril. “Tanto a gripe quanto a Covid-19 podem ser fatais e colocar pressão em nossos hospitais, por isso é importante que façamos tudo o que pudermos para reduzir o risco”. Na filmagem completa, é possível notar o pedido de alguns fotógrafos e cinegrafistas para que a ação fosse repetida, para dar tempo de fazer as imagens. O canal de televisão 7News Brisbane fez, inclusive, um post sobre o ocorrido: “Isso foi tão rápido! A premier Annastacia foi filmada recebendo sua vacina contra a gripe antes de ser solicitada por um fotógrafo a reencenar o momento para mais fotos”.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »