Começou nesta segunda-feira (26), a testagem da Covid-19 em alunos e funcionários de escolas estaduais dos bairros do Barbalho e Caixa D’Água, em Salvador. Os testes ocorrerão até a próxima quarta (28).
Segundo o governo do estado, serão testados estudantes, professores e funcionários da Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré. A previsão é de que 19 mil pessoas sejam testadas.
Nesta segunda, das 8h às 17h, são realizados testes no Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro, que receberá a própria comunidade escolar, e a do Centro Estadual de Educação Profissional em Música. Todas elas ficam no bairro do Barbalho.
Também ocorre a realização de testagens no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro Caixa D’ Água, realiza as testagens das comunidades escolares do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, da Escola Estadual Classe VII – Candolina e dos colégios estaduais Marquês de Maricá e Princesa Izabel. Essas instituições ficam no bairro da Caixa D’Água.
De acordo com o governo do estado, os testes serão do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas escolas do subúrbio ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região. No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié.
A ação conta com o apoio dos funcionários da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos cursos de Educação Profissional da rede estadual e de residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além dos gestores escolares.
Para a realização dos exames, as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos. Também é exigido o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). E todos aqueles que forem fazer o teste devem usar máscara de proteção.
*Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro, atende sua própria comunidade escolar e a do Centro Estadual de Educação Profissional em Música.
*Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro Caixa D’ Água, realiza as testagens das comunidades escolares do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, da Escola Estadual Classe VII – Candolina e dos colégios estaduais Marquês de Maricá e Princesa Izabel.
Fonte: G1 Bahia


