Começou nesta quarta-feira (21), testagem de Covid-19 em alunos e funcionários de escolas estaduais dos bairros da Liberdade e região, em Salvador. Os testes ocorrerão até a próxima quarta (28).
Segundo o governo do estado, serão testados estudantes, professores e funcionários da Liberdade, Caixa D´Água, Queimadinho, IAPI, Pero Vaz, Pau Miúdo, Cidade Nova, Curuzu, Soledade, Barbalho e Nazaré. A previsão é de que 19 mil pessoas sejam testadas.
“É uma terceira etapa aqui em Salvador. Uma semana de testagens aqui nessa região. Essa testagem, repito, não quer dizer que assim que ela acabar, vamos iniciar as aulas. Ela é para a gente entender, estudar e naturalmente, a gente vai continuar cuidando da testagem para zelar pelos estudantes, servidores e professores”, disse o secretário Estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues.
Nesta quarta, das 8h às 17h, são realizados testes no Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro da Liberdade, que receberá a própria comunidade escolar, e no Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro da Caixa D´Água, que atenderá a comunidade escolar do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde – Anísio Teixeira.
De acordo com o governo do estado, os testes serão do tipo RT-PCR e já foram aplicados nas escolas do subúrbio ferroviário de Salvador e de 21 escolas localizadas no bairro de Cajazeiras e região.
No interior, foram aplicados testes rápidos em estudantes, professores e funcionários da rede estadual nas cidades de Itajuípe, Itabuna, Ilhéus, Ipiaú, Uruçuca e Jequié. A ação conta com o apoio dos funcionários da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), dos cursos de Educação Profissional da rede estadual e de residentes da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além dos gestores escolares.
*Colégio Estadual Duque de Caxias, escola-polo do bairro da Liberdade, recebe as comunidades escolares dos colégios estaduais Tereza Conceição Menezes e Pierre Verger;
*Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Escola Parque, escola-polo do bairro da Caixa D’ Água, atendendo às comunidades escolares da Escola Estadual Classe VI – Anísio Teixeira e do Centro *Educacional Carneiro Ribeiro – Classe IV.
*Centro de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação – Isaías Alves (ICEIA), escola-polo do bairro do Barbalho, atende sua própria comunidade escolar e a do Centro *Estadual de Educação Profissional em Música;
*Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, escola-polo do bairro Caixa D’ Água, realiza as testagens das comunidades escolares do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe III, da *Escola Estadual Classe VII – Candolina e dos colégios estaduais Marquês de Maricá e Princesa Izabel.
Fonte: G1 Bahia


