Psicóloga atende gratuitamente profissionais da educação afetados pelas mudanças da pandemia

20 de agosto de 2020

A pandemia do novo coronavírus forçou a mudança de rotina de diferentes profissões. Um dos exemplos são os profissionais da área de educação. Acostumados a frequentar diariamente uma sala de aula, ter contato frequente com grupo de alunos e ensinar utilizando lousa, apostilas e cadernos, os professores tiveram que se reinventarem em tempos de isolamento social para manter o calendário de ensino. Em alguns dos casos a alteração repentina de planejamento tem afetado a saúde mental desses profissionais, que muitas vezes precisam de ajuda psicológicas para manterem suas atividades.

Foi enxergando este cenário que a psicóloga Suelen Silva Dutra da Luz teve a ideia de proporcionar atendimentos psicológicos gratuitos para professores e demais profissionais da área de educação que estão enfrentando dificuldades. “Eu estava vendo que alguns colegas de profissão estavam atendendo trabalhadores de saúde de forma voluntária. Então comece a pensar como que eu também poderia ajudar neste momento. E resolvi colaborar em outra área, que são os profissionais da Educação. Eles também estão sofrendo muito por conta da pandemia. Eles tiveram que migrar para o online, reformular todo os seus planejamentos de dar aula. Eu acredito que isso, de certa forma, afeta tanto o trabalho, como a vida pessoal e a saúde mental desses profissionais”, explicou.

São cinco sessões de até 50 minutos cada e todo o atendimento é feito de forma online. Conforme Suelen, as maiores dificuldades encontradas pelos profissionais são o aumento da carga de trabalho e a falta de planejamento. “Principalmente a migração da aula presencial para o online. Era algo que ninguém estava preparado, foi uma adaptação muito rápida. E isso causa impacto. O professor tem que mudar toda a sua rotina, adaptar a própria casa para dar aula, fica o dia inteiro no mesmo lugar preparando, dando aula. Isso se torna cansativo, estressante. A pandemia já trouxe problemas pessoais para todos. Tem toda uma questão de incerteza, de medo, de ansiedade”, pontuou.

A psicóloga lembra ainda quem nem todos os casos precisam de atendimento psicológico. Às vezes uma rotina organizada pode diminuir os impactos da pandemia na saúde dos profissionais de educação. “O mais importante é ter horários definidos para planejar a aula, dar aula, para atender os alunos, os pais. Isso evita que os profissionais trabalhem demais. É preciso descansar. E, se precisar, buscar a ajuda de um profissional. Às vezes existem questões pessoais que precisam também ser analisadas e um atendimento profissional vai ajudar nisto”, apontou. As sessões com a Suelen podem ser agendadas pelo WhatsApp no número (48) 99612-5439.


Fonte: Engeplus
Translate »