O Google.org, braço filantrópico do Google, e a Nova Escola, negócio social ligado à Fundação Lemann, anunciaram parceria para ajudar professores, gestores escolares e até famílias a dar continuidade ao aprendizado durante a pandemia e o isolamento social. Um aporte de R$ 3 milhões do Google.org será utilizado para criar o projeto Conexão Educativa, que envolverá a adaptação de 6.000 planos de aula alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a produção de cursos e materiais de apoio para a aplicação do ensino a distância.
O acesso a todos os recursos será online e gratuito por meio da plataforma da Nova Escola, que espera que a iniciativa chegue a 590 mil professores e impacte no aprendizado de 11 milhões de alunos. Só é necessário um cadastramento no site.
Um dos principais desafios do projeto é alfabetizar, afinal, o letramento nunca foi até agora o foco do EAD (ensino a distância). “As famílias vão ter que participar do processo, as crianças não são autônomas nessa idade. Além da presença e do apoio, os pais vão estar em contato direto com a aula e ter de garantir disciplina para o aprendizado”, relata Guilherme Luz, CEO da Nova Escola.
Fonte: UOL


