Que a quarentena devido à pandemia da COVID-19 ressignificou as formas de socialização por meio das tecnologias digitais, não é novidade. Estamos passando muito mais horas em videochamadas e videotransmissões do que jamais imaginaríamos e para as mais diferentes tarefas, desde conversar com a família, fazer cursos, assistir shows e, até mesmo, manter as sessões de terapia em dia.
Atualmente, nas redes, circulam diversos vídeos sobre ritos sociais do cotidiano que costumavam acontecer prioritariamente de forma presencial e agora estão se adaptando para o formato virtual, como aniversários, happy hours e até casamentos. Entretanto, alguns eventos ainda procuram seu espaço nesse novo formato, como as cerimônias de colação de grau e festas de formatura.
O Youtube irá promover um evento chamado Dear Class of 2020 no dia 6 de junho de 2020 para homenagear estudantes que se formarão em 2020 e não terão uma cerimônia presencial. O evento do Youtube contará com a participação de personalidades como Beyoncé, Malala Yousafzai, Barack e Michelle Obama, e Bill e Melinda Gates. No entanto, no Brasil, a colação de grau tem acontecido de forma extraordinária por meio de sistemas eletrônicos, mantendo as práticas formais, mas sem a presença de participantes externos(as) como familiares e amigos(as) e sem os ritos sociais que acompanham esse momento.
Pensando nisso, estudantes de cursos de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram inovar e realizar uma cerimônia de colação de grau simbólica e uma festa de formatura utilizando uma plataforma inusitada: o jogo Minecraft. A iniciativa partiu do Centro Acadêmico de Computação (CACOMP) e da Atlética Trojan da UFMT. Os(as) professores dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação aceitaram participar da proposta e os(as) estudantes planejaram todo o evento, desde a criação do espaço no servidor ao script da cerimônia. Leia mais na reportagem!
Fonte: Sociedade Brasileira de Computação


