Em tempos de COVID-19, o ensino público pode ganhar um novo aliado: o Tablet

12 de Maio de 2020

Como adaptar a educação básica com o modelo de ensino a distância em tão pouco de tempo? Como auxiliar todos os alunos do ensino público, independentemente de sua classe social, com o mesmo suporte técnico, conectividade e ferramentas para as suas atividades pedagógicas? O cenário de COVID-19 traz um ano desafiador e especial para o calendário do ensino público brasileiro. Qual será a melhor alternativa para garantir que professores e alunos consigam cumprir suas atividades em um ano que, até agora, conta com apenas 8 meses escolares?

No Brasil, onde 42% dos lares não possuem computador, o desafio de manter seus professores e alunos produtivos neste ano letivo de 2020, é gigante. Com a retomada das aulas no fim de abril, o tempo para as atividades se encurtou, mas, para alguns alunos, o acesso aos conteúdos e sua capacidade de aprendizado permanecem como se estivessem de férias.

Com isso, as secretarias de educação de estados e municípios terão pela frente um ágil planejamento e adaptação para o modelo de ensino a distância, o conhecido formato “EAD”. Notebooks, tablets e celulares se apresentam como alternativas de equipamentos para apoiarem professores e alunos com a condução de suas atividades. Porém, o EAD traz cuidados para que o conhecimento seja absorvido de forma eficiente e saudável. Segurança, conectividade, tamanho da tela, disciplina e a adaptação a uma nova metodologia de ensino por parte de professores e alunos, representam os principais desafios deste modelo.


Fonte: TERRA
Translate »