Educação Infantil: 13 planos de atividade para explorar o faz de conta à distância

6 de agosto de 2020

Faz de conta que o quarto é um consultório médico, o adulto é o paciente e a criança é o profissional de saúde de plantão. Ou vice e versa. Faz de conta que a dor de garganta não é nada sério e que a recomendação é se alimentar bem e beber bastante água. Em tempos de pandemia, essa é uma das brincadeiras que mais têm permeado o imaginário infantil, segundo Karina Rizek, especialista do Time de Autores NOVA ESCOLA nos planos de aula para a Educação Infantil. “É um jeito que a criança encontrou de simbolizar, significar e dar sentido ao momento que estamos vivendo”, afirma.

Para a educadora, é muito importante brincar de faz de conta com os pequenos e dar asas à imaginação, criando contextos e participando ativamente das brincadeiras — o que vale tanto para as famílias quanto para os professores. Ela ressalta que a importância do faz de conta é reforçada por documentos de referência nacional, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais, mas que, no dia a dia, isso também é visto, pois é comum que as crianças façam de conta e experimentem situações simbólicas a partir de suas vivências.

A brincadeira é algo estruturante na vida das crianças, especialmente nas pequenas e nas bem pequenas, de acordo com a especialista. Trata-se, segundo Karina Rizek, de uma ação exploratória e, ao mesmo tempo, uma forma de compreender o mundo e lidar com as questões do seu entorno. “Não é à toa que as crianças começam suas ações de função simbólica, de faz de conta, imitando a mãe e ações de pessoas que fazem parte do seu cotidiano”, explica.

Para te ajudar a colocar em prática brincadeiras de faz de conta remotamente, a especialista sugere procurar por livros que estão disponíveis na internet e que possam ser facilmente acessados pelas famílias. Outra dica é gravar vídeos contando histórias e utilizando elementos como sucatas e fantoches. E, por fim, manter o diálogo com as famílias e proximidade com as crianças.


Fonte: Nova Escola
Translate »