Educação em tempos de coronavírus

21 de Maio de 2020

“Um dos maiores impactos da pandemia do coronavírus, que causa a COVID-19, é a disrupção dos sistemas formais de ensino em muitos países. A grande maioria das escolas e universidades públicas e privadas, aparenta estar despreparada para converter os sistemas de ensino presenciais para virtuais. que se tem visto, no geral, é uma certa improvisação para garantir que os alunos tenham acesso ao currículo esperado para o ano com o menor prejuízo possível. Neste contexto, as famílias são duplamente desafiadas.

Primeiro, para ter os recursos necessários (computador, internet, espaço adequado em casa etc.) para que seus filhos consigam acompanhar as aulas virtuais. Segundo, e principalmente, mães, pais ou responsáveis se viram repentinamente na condição de acompanhantes ativos ou tutores do ensino virtual de seus filhos. Isto aumenta consideravelmente a pressão sobre as famílias, especialmente as mães.

Sobre elas acaba caindo muito da responsabilidade por acompanhar o estudo dos filhos. Sem mencionar, claro, o fato de que as mulheres lideram crescentemente os lares no Brasil, chegando a 45% deles, em 2018.”


Fonte: Conexão Planeta
Translate »