Criatividade marca comprometimento dos professores para adaptarem o ensino às aulas online

27 de Maio de 2020

Impactados com o isolamento social, docentes revelam como estão driblando os desafios e garantindo a missão de transmitir conhecimento.

Os educadores estão abraçados ainda mais na força vontade e criatividade para se adaptarem ao cenário atual. Postura compreensível, uma vez que, mesmo com o avanço da pandemia da covid-19, a missão de transmitir conhecimento continua — pelo menos no universo das escolas e alunos que possuem condições para aulas online.

Para exemplificar, os professores das áreas das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), que costumam dar aulas em laboratório, foram forçados à essa adequação. Rafael Correa leciona Física para o 3º ano do ensino médio do particular Colégio Santa Maria, localizado no Jardim Marajoara, capital paulista, e sua saída foi a criação de um circuito dentro de casa para medir a corrente elétrica dos aparelhos eletrônicos. “Para fazer a medição correta, é necessário colocar um aparelho chamado multímetro dentro do circuito”, revela. Em seguida, Rafael gravou a aula, composta por teoria, experimentos e exercícios. Deixando o momento ao vivo para a turma sanar dúvidas.

Outro que também precisa de laboratório é Maurício Rodrigues, professor de Química do mesmo colégio. Sua saída para falar sobre cromatografia — técnica de separação de substâncias por afinidade química — em uma videoaula, por exemplo, foi simplificar o experimento utilizando objetos que os alunos possuem em casa. “Só precisei de um filtro de papel, algumas canetinhas e um copo com água. Se fosse em uma aula presencial, seria uma cromatografia mais sofisticada”, conta. Maurício acrescenta que os alunos dão feedback sobre o que deu certo ou não.


Fonte: Editora Segmento
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