“A pandemia de Covid-19 está a mudar o ensino e talvez para sempre. Além de impactos incalculáveis nas economias mundiais e, claro, nos sistemas de saúde, o novo coronavírus irá provocar “mudanças dramáticas a longo prazo” na educação, de acordo com o relatório “Life after covid-19” (“A vida depois do covid-19”, em português), elaborado pelo Deutsche Bank.
Marion Laboure, consultora do banco alemão, está convicta de que o que se fizer hoje na educação marcará o futuro. “Se atravessarmos uma segunda ou terceira vaga de infecções, a pandemia pode catalisar a dependência do mundo” com a educação online, defende.
A também professora de Harvard, nos Estados Unidos, avisa que, apesar de alunos, professores e pais terem reinventado o ensino, adaptando-se às novas plataformas tecnológicas, esta mudança ocorre num quadro em que a despesa com a educação cresce a um ritmo acelerado. “Em menos de quatro décadas, o custo de uma escola pública nos Estados Unidos quadruplicou”, referiu Labourde, sublinhando que, ao mesmo tempo, o rendimento das famílias permanece igual e há cada vez mais estudantes endividados desde 2008, pelo que “muitos professores acreditam que o ensino online pode ser a solução”.
Fonte: Executive Digest


