Para Carolina Pavanelli, diretora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva, avaliação diagnóstica e mapeamento dos conteúdos serão fundamentais para impedir que eventuais lacunas de aprendizado se perpetuem na volta às aulas presenciais. Educadores têm se desdobrado em aulas síncronas e assíncronas desde que a crise do coronavírus (COVID-19) forçou o fechamento das escolas brasileiras. Mas conforme o país discute a volta às aulas presenciais, como saber se os estudantes aprenderam o que foi ensinado remotamente?
Recapitular o conteúdo ministrado durante o isolamento social é fundamental na opinião de Carolina Pavanelli, diretora pedagógica da Plataforma de Ensino Eleva. Segundo ela, no retorno às atividades presenciais não se deve “deixar a quarentena para trás” e apenas tocar novos conteúdos. “Isso é perigoso, pois podemos estar falando de lacunas que vão se perpetuar pelos próximos anos”, afirmou.
Carolina falou sobre o tema no terceiro capítulo da websérie Plano de Retomada Escolar (clique para baixar o material), desenvolvida pela Eleva, que também aborda questões como avaliações, aplicação de novos conteúdos e saúde mental de alunos e professores.
Fonte: PORVIR


