Como inverter a sala de aula no ensino a distância

1 de junho de 2020

Muitos professores estão enfrentando novamente o frio na barriga do primeiro dia de aula. Mas, em vezes de uma sala cheia de estudantes, uma câmera de computador esperando a gravação ou uma conferência on-line.

Neste momento, a tendência é de que muitos tentem migrar seus planejamentos já preparados para a modalidade remota. É possível realizar algumas adaptações, mas o momento também abre a oportunidade para lançar mão de metodologias ativas, que fujam dos modelos de aula expositiva seguida de exercícios para os estudantes fazerem em casa.

“A modalidade a distância é estudada há muito tempo e os professores, em geral, não têm formação para atuar nela”, destaca Helena Mendonça, coordenadora de tecnologias educacionais na Escola da Vila, na capital paulista. Por isso, o melhor seria encarar esse momento como o de uma “educação remota emergencial”.

“Quando superarmos essa pandemia, muitos professores voltarão ao formato antigo, mas também, poderão incorporar algumas aprendizagens desse período às suas práticas”, destaca José Moran, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e organizador do livro Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática, em parceria com a especialista Lilian Bacich. “É possível que os alunos investiguem, sejam protagonistas e também tenham acesso a uma educação mais personalizada”, destaca Renata Capovilla, formadora de professores, sócia da Íntegra Educacional e membro do Time de Autores NOVA ESCOLA.


Fonte: Nova Escola
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