Neste ano atípico, é fundamental concentrar energia no cumprimento dos objetivos pedagógicos de 2020 e na assistência para superar lacunas de aprendizagem. Há aproximadamente três meses as escolas brasileiras estão fechadas. Na impossibilidade de aulas presenciais, o esforço e a criatividade de professores e redes de ensino têm sido a tônica recorrente para manter o fundamental vínculo dos estudantes com o ambiente escolar mesmo a distância.
Sem saber ao certo quando as escolas reabrirão e quando surgirá uma vacina para prevenir a contaminação pela covid-19, que pode exigir novos fechamentos como ocorreu na França, os sistemas de ensino estão nesse momento estruturando os planos de retomada das aulas presenciais. Esse planejamento é absolutamente necessário em virtude das medidas e adaptações, que não são poucas e nem fáceis: retorno gradual e progressivo, protocolos rígidos de higienização e segurança sanitária, mudanças no transporte e alimentação escolar. Isso sem contar o necessário suporte emocional à comunidade escolar após o longo período de isolamento social e as medidas pedagógicas de avaliação diagnóstica, reposição e recuperação de conteúdos pedagógicos.
Fonte: Nova Escola


