Blockchain na educação: o que é, como aplicar e quais as vantagens?

3 de junho de 2020

As soluções de outros mercados podem ser úteis para o contexto educacional, já que os recursos tecnológicos são eficientes para diversos processos. O blockchain na educação é um exemplo do aproveitamento de uma ferramenta do mercado financeiro no ambiente de ensino. O que é blockchain?

O blockchain é uma solução tecnológica criada há aproximadamente 10 anos com o objetivo inicial de proteger as operações com criptomoedas, como o Bitcoin. Ela permite que as bases de registros e dados sejam distribuídas e compartilhadas, criando uma rede descentralizada, o que contribui para a segurança das informações. Desse modo, os dados armazenados nele apresentam um registro público e aberto, pois o controle não é feito por apenas uma pessoa ou instituição. Assim, todas as informação são registradas em correntes de blocos, sendo que cada um deles conta com códigos criptografados, o que dificulta bastante a modificação completa dos arquivos. Portanto, essa tecnologia é uma alternativa para a manutenção de uma fonte de informação compartilhada e com um nível de segurança elevado, trazendo mais confiabilidade para o armazenamento de dados e reduzindo o número de fraudes.

Como a tecnologia pode ser aplicada na educação?
A área da educação pode aproveitar essa tecnologia de diversas maneiras. O uso diversificado do blockchain é capaz de oferecer funcionalidades para as instituições e para os alunos. Vamos conferir algumas delas!


Fonte: Lyceum
Translate »