“As varias faces da covid-19”: interacão virtual entre professores, alunos e comunidade externa

14 de Maio de 2020

Em tempos de fake news é preciso tomar muito cuidado com informações que circulam pelos canais de comunicação, principalmente as redes sociais. Isso tem sido recorrente nos últimos meses em relação ao novo coronavírus. Então, nada melhor do que ter como fonte de informação confiável profissionais da área do ensino e da pesquisa para combater essa “chuva” de notícias falsas. Foi com esse objetivo que a Univale, por meio do Núcleo de Saúde, realizou nos dias 7 e 8 de maio o evento “As várias faces da Covid-19”, que foi dividido em duas transmissões ao vivo pelo canal da Universidade no Youtube. Se deu certo? Em apenas cinco dias, os dois vídeos tiveram, juntos, mais de 2 mil visualizações.

Não por acaso, a primeira live foi transmitida no dia 7, quando se comemorou a “Marcha Virtual pela Ciência no Brasil”, uma manifestação organizada por entidades de todo o país ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), com o objetivo de chamar a atenção para a importância da ciência no enfrentamento da pandemia da Covid-19 e de suas consequências para a sociedade, para a economia e para a saúde pública.

Nesse primeiro dia do bate-papo virtual, um grupo de professores do Núcleo de Saúde da Univale destacou a origem do vírus, diagnóstico e formas de enfrentamento. A professora e coordenadora do curso de Biomedicina, e também uma das idealizadoras do evento, Juliane Albuquerque, revela que inicialmente ficou insegura com o resultado, considerando a inovação da proposta, principalmente por se tratar de um tema denso e com muitas vertentes sendo debatido ao vivo e virtualmente. “Começamos a pensar nesse evento por conta da importância de se levar informação de qualidade para as pessoas. Enquanto instituição de ensino e pesquisa, temos a obrigação de fazer isso”.


Fonte: UNIVALE
Translate »