Com as aulas presenciais na rede estadual previstas para retornarem a partir do dia 13 de outubro, os pais ou responsáveis que ainda tiverem dúvidas sobre a preparação das escolas poderão visitar as unidades.
O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, reforçou que, em 97% das unidades, os responsáveis pelos alunos já vão encontrar os dispensers de álcool, marcações no chão e sinalização. Tudo pronto para esperar os estudantes.
“Das 444 escolas da rede, até o momento, temos informações de 15 que ainda não estão totalmente preparadas, por razões muito pontuais. Mas elas estão em vias de estarem prontas”, informou.
De Angelo informou que os responsáveis poderão entrar em contato com as escolas e agendar um horário, se preferirem. “Se elas não estiverem preparadas, o diretor vai dar todas as explicações do motivo para isso. Talvez, estão ainda aguardando algo chegar. Mas se não começar na primeira semana, irá retornar na segunda. As escolas só vão voltar se estiverem atendendo ao protocolo elaborado, com segurança”, frisou
De acordo com o secretário, no site da Secretaria de Educação, há um link para um vídeo mostrando todas as medidas que estão sendo tomadas pelo governo para o retorno, entre as quais a testagem dos professores, aferição da temperatura de alunos e profissionais e disponibilização de álcool.
Para os pais que ainda não quiserem que os filhos retornem às salas de aulas, ele reforçou que poderão continuar com as atividades remotas do Programa EscoLar, com os conteúdos disponibilizados em plataforma, impressos ou ainda pela televisão. Para a estruturar as escolas, Vitor de Angelo disse que foram repassados R$ 12 milhões às unidades, além dos investimentos já previstos para as reformas, ampliações e reestruturação da rede física.
Ele negou o discurso por parte de algumas pessoas sobre a falta de estrutura das escolas para atender aos protocolos de higiene e segurança. “Temos um passivo, sim, que vem de anos. Mas não ter uma quadra, ter um telhado com problemas ou mesmo falta de acessibilidade não tem nada a ver com a questão sanitária, da pandemia”.
Medidas de segurança
Com o retorno das aulas presenciais, a diretora Mariana Campanha, do Centro Estadual de Ensino Fundamental em Tempo Integral Galdino Antônio Vieira, em Vila Velha, disse que várias medidas foram tomadas para garantir a segurança para alunos e pais.
As visitas à escola já podem ser agendadas. “Os pais podem agendar a visita, para acompanharem a situação do ambiente em que os filhos vão estudar. Um comitê de prevenção, com pais incluídos, foi criado”, disse.
Retorno na rede pública
Rede estadual – Ensino médio
*O governo do Estado definiu que as aulas nos municípios classificados com risco baixo de contágio do novo coronavírus serão retomadas de forma gradual a partir do dia 13 de outubro, começando pelo ensino médio.
*No plano do governo, na primeira semana, parte das turmas irá para a sala de aula, enquanto outra parte ficará com as atividades remotas.
*Na semana seguinte, inverte-se, e a turma que estava em casa vai para a escola.
Rede estadual – Ensino fundamental I e II
*Como o retorno na rede será feito de forma gradual, depois de duas semanas da volta do ensino médio, o governo irá avaliar o retorno com o ensino fundamental II, com revezamento também de alunos presenciais e em sala a cada semanas;
*Duas semanas depois, após outra avaliação, as aulas do ensino fundamental I podem ser retomadas, após a semana do dia 9 de novembro.
Rede municipal – Ensino Fundamental I e II
*Retorno: autorizado a partir da próxima segunda-feira, dia 5. Mas pode voltar junto com a rede estadual, no dia 13 de outubro.
*As redes da Grande Vitória estão avaliando como e quando será o retorno das atividades presenciais.
Regras
*Todas as escolas terão de seguir o protocolo elaborado pelas secretarias de Estado da Educação e da Saúde, que preveem aferição da temperatura, horários de entrada e saída diferenciados para evitar aglomerações, além de revezamento de alunos por turma.
*Também será necessário manter distanciamento e uso de máscaras.
Fonte: Tribuna Online


