MP pede investigação sobre custos de produção de cloroquina pelo Exército

19 de junho de 2020

O subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Rocha Furtado, enviou ao TCU (Tribunal de Contas da União) um pedido para abertura de investigação sobre um suposto superfaturamento na compra de insumos para produção de cloroquina pelo Exército Brasileiro.

No pedido enviado ontem, o subprocurador também pede que a investigação avalie também a gestão de risco envolvida na decisão e que averigue a responsabilidade direta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na orientação e determinação para o incremento dessa produção sem que houvesse comprovação médica ou científica de que o medicamento seja útil para o tratamento da covid-19.

Na justificativa para o pedido, Furtado cita reportagem do jornal “Folha de S.Paulo” que aponta que o governo pagou quase seis vezes mais pelos insumos do que havia pago um ano antes. Também foi citada pelo subprocurador uma matéria da revista ‘Época” que diz que o Comando do Exército aumentou em 84 vezes a produção desses medicamentos em comparação ao mesmo período nos anos de 2017 a 2019.


Fonte: UOL
Translate »