18.06.2020 – Notícias classificadas como Fake News

18 de junho de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 18 de Junho. São elas:

(1) É #FAKE que foto mostre Joice Hasselmann sem máscara em hospital após contrair a Covid-19
A foto em que deputada federal Joice Hasselmann aparece sem máscara amparada por uma profissional de saúde em um hospital foi publicada em seu perfil verificado no Instagram em 2 de março, quando a parlamentar ficou internada para realização de uma cirurgia de cardioplastia e histerectomia. Na época, ainda não havia uma recomendação para o uso de máscaras nem medidas de isolamento social. Nenhuma morte pela doença tinha sido registrada no Brasil até então.

Joice colocou em seu perfil no Twitter a informação de que contraiu a Covid-19 no último dia 17 de junho. De acordo com a assessoria de Joice, a parlamentar chegou a ficar internada nesta quarta (17), mas foi liberada e segue em isolamento em casa, em São Paulo. “Nesta internação, todos os devidos procedimentos e recomendações de saúde foram seguidos”.

(2) É #FAKE que governador do Ceará usa palavras chulas para se referir a decreto de isolamento social em vídeo
A imagem no vídeo é de Santana, mas a voz nem sequer se parece com a do governador. O boato, porém, se aproveita do fato de o político estar de máscara e de não ser possível fazer a leitura dos lábios. O governo do Ceará confirma que a fala é falsa e informa: “as renovações de decreto são comunicadas pelo governador Camilo Santana via live nas redes sociais, tanto no Facebook como no Instagram. Todas as postagens permanecem salvas nas redes sociais para consulta pública”.

O trecho destacado na mensagem falsa aparece em uma transmissão feita em conjunto com o prefeito da capital, Roberto Cláudio, no dia 20 de maio. Apesar do close no governador, é possível ver no canto das imagens a manga da camisa do prefeito, da mesma cor utilizada no dia. Além disso, é possível notar, quase no fim da live, as mesmas expressões e gestos que aparecem no vídeo manipulado. Em nenhuma outra parte do vídeo ele utiliza palavras chuvas como as descritas no boato.

Na transmissão ao vivo no sábado (13), Santana deu um panorama da crise do coronavírus no estado e disse que os números seguem em tendência de queda na região de Fortaleza, em termos de casos, óbitos e procura de serviços de saúde, mas em crescimento no interior – daí a necessidade de se adotar medidas diferentes em cada localidade. Foi, então, prorrogado por sete dias o decreto que mantém Fortaleza na fase um do Plano de Retomada Econômica (de quatro fases), com flexibilização, enquanto a região norte do estado segue em regime de isolamento social rígido. A obrigatoriedade do uso da máscara vale para todo o estado. Santana enfatizou que as decisões vêm sendo tomadas com embasamento científico, após reuniões com equipes de saúde, Judiciário, Legislativo e a Prefeitura de Fortaleza. Ele fez um apelo pela conscientização da população: “Nós não voltamos à normalidade, continuamos com a pandemia no Ceará”.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »