O pipeline de desenvolvimento de vacinas COVID-19 se prepara

6 de junho de 2020

Os fabricantes de vacinas estão correndo para desenvolver as vacinas COVID-19 e avançaram dez candidatos para ensaios clínicos. Mas os desafios permanecem.

O desenvolvimento da vacina é tipicamente uma atividade muito longa. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos da América (EUA) aprovou apenas uma primeira vacina contra o vírus Ebola no ano passado, 43 anos após a descoberta do vírus mortal. Os vacinologistas fizeram pouco progresso com o HIV, apesar de grandes investimentos. Em média, são necessários 10 anos para desenvolver uma vacina. Com a crise do COVID-19, todos esperam que este momento seja diferente.

Pode ser. Atualmente, dez vacinas contra o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-COV-2) estão em testes clínicos, e pesquisadores da Universidade de Oxford e da AstraZeneca esperam ter os dados da primeira fase 3 em mãos neste verão. Embora muitos especialistas em doenças infecciosas argumentem que até 18 meses para uma primeira vacina é um cronograma incrivelmente agressivo, alguns otimistas acreditam que centenas de milhões de doses da vacina podem estar prontas para serem lançadas até o final de 2020.


Fonte: The Lancet
Translate »