28.05.2020 – Notícias classificadas como Fake News

29 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, 2 fake news foram esclarecidas, 1 realizada pelo Portal do Ministério da Saúde e outra pelo Portal Globo.com no dia 28 de Maio. São elas:

(1) Vacina da gripe aumenta risco de adoecer por coronavirus e fake news
Não existem estudos correlacionando vacinação para influenza e risco de adoecimento ou complicações por Covid-19. O artigo citado é de 2017(?), anterior ao surgimento da Covid-19, que foi registrado a primeira vez em dezembro de 2019. Além disso, o objetivo do artigo não era avaliar o risco de complicações por coronavírus com a vacinação influenza e também não é essa a conclusão dos próprios autores.

(2) É #FAKE que Bill Gates financie vacina não líquida contra a Covid-19 que instala chip nas pessoas
A mensagem falsa diz que que a vacina desenvolvida com financiamento da Fundação Bill & Mellinda Gates, que o fundador da Microsoft criou em 2000 com a mulher, tem o formato de um selo a ser colado sobre a pele. De acordo com o texto, cada selo terá um código individual e, a partir dessa implantação, a pessoa terá que digitá-lo para poder acessar suas redes sociais. “Aí é que entra o 5G. A nova tecnologia, e suas milhares de antenas espalhadas em todo mundo será responsável por lhe monitorar 24h por dia”.

Nada disso é real. A potencial vacina apoiada por Gates, da Inovio Pharmaceuticals, laboratório localizado no estado norte-americano da Pensilvânia, é injetável, como as imunizações tradicionais. A empresa recebeu em abril autorização para começar a testá-la em humanos – 40 voluntários saudáveis nos Estados Unidos. O processo é lento, e a expectativa é que seja necessário até um ano para que uma substância possa ser distribuída com segurança e em larga escala.

A ideia de que a vacina funcionará como um chip mistura informações de outra pesquisa apoiada pela fundação de Gates. Esta, tocada por um grupo de bioengenheiros no MIT (Instituto de Tecnologia Massachusetts) e que foi anunciada ano passado. Trata-se de uma espécie de tatuagem invisível com pontos quânticos capazes de armazenar na pele da pessoa seu histórico de vacinação. A checagem dos dados é feita com uma fonte de luz. O objetivo é que ela funcione como uma carteira de vacinação grudada na pele. Ou seja, não é a vacina em si. Um outro detalhe que denota a falsidade da mensagem é a imagem que circula junto. A foto, na verdade, mostra um adesivo desenvolvido por pesquisadores da King´s College London (Reino Unido) em 2013. Em um vídeo, a cientista Linda Klavinskis fala sobre a técnica de injeção sem agulhas.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »