Um novo decreto foi publicado nesta quarta-feira (20) pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, integrando o quarto ciclo de enfrentamento à COVID-19, com ações de vigilância em saúde e monitoramento dos indicadores relacionados ao controle do coronavírus. Estão incluídas a ampliação das barreiras sanitárias e a liberação técnica de um Termo de Liberação Sanitária para o trânsito de veículos de cargas e passageiros. Ao todo, serão 17 pontos de monitoramento que incluem vias de acesso à cidade, empresas de transporte de passageiros, comércio, atrativos turísticos e meios de hospedagem. As novas barreiras começarão a funcionar a partir do dia 25 de maio de 2020 e devem permanecer em funcionamento enquanto perdurar a situação de emergência pela pandemia.
O vice-prefeito e secretário de saúde Nilton Bobato, afirmou que “este decreto retrata que conseguimos superar os primeiros ciclos e chegarmos a um nível de bom controle da doença até agora. Com todas as condições implementadas nas primeiras batalhas, agora podemos aperfeiçoar o monitoramento dos indicadores e seguir avançando de forma segura com as novas ações para reabertura estratégica da cidade”. O decreto mantem as barreiras existentes no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, Rodoviária, Ponte Tancredo Neves, Ponte Internacional da Amizade, BR-277 e Porto Seco de Foz do Iguaçu.
Os novos pontos para implantação das barreiras foram definidos com base na estratégia de monitoramento de locais que devem passar a ser mais movimentados. Entre os locais, estão os meios de hospedagem e, também, os atrativos turísticos, previstos para reabrir no próximo dia 10 de junho. Os shoppings, as transportadoras e empresas de transporte rodoviário de passageiros, o comércio com fluxos maiores de 100 pessoas/dia e a Ceasa também estão entre os novos pontos de fiscalização.
A Prefeitura também implantou o Termo de Liberação Sanitária para o trânsito de veículos de cargas e passageiros, que será regulamentado em nota técnica da saúde. O documento é obrigatório e será entregue aos trabalhadores e motoristas nas barreiras sanitárias das empresas transportadoras e de viagem ou para os ingressos na BR-277.
Os motoristas que não residem em Foz do Iguaçu e tem como destino da entrega da carga a cidade de Foz, ficarão obrigados a se apresentarem na barreira sanitária da BR-277, quando receberão o Termo de Liberação Sanitária, caso não apresentem sintomas relacionados à COVID-19. Sem o termo, ficarão impedidos de descarregar a carga transportada no seu destino.
Nas barreiras sanitárias, as pessoas que ingressarem e ou transitarem em Foz do Iguaçu serão monitoradas e orientadas por meio da aplicação de questionário para identificação de indivíduos com sintomas relacionados à covid-19 iniciados em até 14 dias. Ao ser identificado um sintomático respiratório, os integrantes da barreira sanitária farão os encaminhamentos e o comunicado à Central do Coronavírus para agendamento da coleta para exame de RT-PCR ou sorologia para anticorpos, conforme o caso, e demais procedimentos como prescrição do isolamento e consulta médica. As equipes também aplicarão um questionário para investigação dos pacientes. As informações serão lançadas em uma plataforma digital que ajudará no levantamento dos indicadores e comportamento da doença.
Fonte: RCI


