06.05.2020 – Notícias classificadas como Fake News

12 de Maio de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, 8 fake news foram esclarecidas, 1 realizada pelo Portal UOL e 7 realizadas pelo Portal Globo.com no dia 06 de Maio. São elas:

(1) OMS é tirada de contexto para dizer que órgão é contra isolamento
É enganosa a afirmação de que a OMS (Organização Mundial da Saúde) não recomenda o confinamento como estratégia de combate ao novo coronavírus. O texto compartilhado foi baseado na entrevista de Margaret Harris, porta-voz da OMS, para o jornal The Sydney Morning Herald, sobre o afrouxamento das medidas de isolamento na Austrália. O título “OMS diz que nunca aconselhou a aplicação de confinamento como medida para o combate ao coronavírus” desinforma o leitor, já que ao longo do texto fica claro que a declaração da representante da OMS é no sentido de que a organização não recomenda o isolamento como a a única medida de combate à pandemia.

(2) É #FAKE que flamingos ocuparam canal de Veneza em meio à pandemia do coronavírus
A imagem com centenas de flamingos se deslocando num canal de Veneza é, na verdade, uma obra de arte da fotógrafa e artista visual russa Kristina Makeeva. Ela compartilhou a arte, resultado de uma manipulação de imagens, no perfil no Instagram que usa para divulgar seu trabalho. O compartilhamento foi feito no dia 24 de abril. A legenda: “Quando as pessoas ficam em casa, a cidade fica cheia de outros residentes”. Vários seguidores perguntaram se a imagem era verídica. A artista respondeu “é arte” e “não” a diversas pessoas. Ainda assim, outras acreditaram que se tratava de uma foto fidedigna e atual de um canal de Veneza.

De fato, as águas dos canais, marca registrada da turística cidade italiana, mudaram de aparência em decorrência da pandemia. Ficaram mais claras, e moradores registraram a volta da aparição de peixes. Isso porque o o fluxo de visitantes parou, as famosas gôndolas deixaram de circular, e o tráfego de barcos foi reduzido. Apesar de terem clareado, elas seguem sujas. Em entrevista à CNN, um porta-voz da Prefeitura de Veneza diz que a poluição da água não diminuiu. O que aconteceu foi que os sedimentos que dão a aparência mais escura ao espelho d’água ficaram acumulados no fundo.

(3) É #FAKE que vídeo mostre Doria e Joice Hasselmann dançando em festa em meio à pandemia de coronavírus
O vídeo que mostra o governador de São Paulo, João Doria, e a deputada federal Joice Hasselmann dançando em uma festa foi publicado pela deputada em suas redes sociais no dia 15 de dezembro de 2019. As imagens foram feitas durante a festa de aniversário de Doria – o governador nasceu no dia 16 de dezembro de 1957.

(4) É #FAKE que foto mostre caixão sendo segurado com apenas dois dedos e comprove enterros sem corpos em Manaus
O corte da imagem que circula dá a entender que o funcionário não faz força para segurar o caixão e que ele está vazio. O caixão era transportado por três funcionários e, no momento do registro fotográfico, o caixão já havia sido apoiado em uma estrutura metálica pelas pessoas que o carregavam pela frente. Por isso, o funcionário que segura a parte traseira não necessita utilizar todos os dedos. A explicação foi dada à CBN pelo fotógrafo autor da imagem, Edmar Barros. Ele acompanhou toda a cerimônia realizada no dia 15 de abril, no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, e fez uma série de imagens, desde a retirada do caixão do carro até o enterro da vítima da Covid-19. A prefeitura de Manaus nega que caixões estejam sendo sepultados sem cadáveres dentro nos cemitérios públicos. E esclarece que o número de enterros mais que triplicou nas últimas semanas, e alcançou uma média de 100 por dia.

(5) É #FAKE que foto mostre enfermeira agredida por apoiadores de Jair Bolsonaro
A foto de uma mulher vestida com roupa branca com o rosto machucado na verdade mostra uma mulher que mora na Cidade do México e trabalha como enfermeira. Ela foi localizada pelo G1, mas pede para não ser identificada e afirma: “Sim, eu sou a pessoa da foto. [O acidente aconteceu] na terça-feira, 21 de abril. Faz 15 dias. Eu caí de moto”.

(6) É #FAKE que Doria fez projeto para aumentar imposto sobre transferência de bens após morte em meio a pandemia
As mensagens que dizem que o governo de São Paulo fez um projeto de lei para dobrar o valor o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis por Causa Mortis no estado de 4% para 8% em meio à pandemia do coronavírus citam o PL 250/2020. O projeto de lei, de fato, existe, mas ainda está em tramitação na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ele não foi nem apreciado pelas comissões ainda, ou seja, não foi aprovado “na surdina”, como diz a mensagem falsa. Além disso, ele não foi proposto pelo governo estadual e não dobra simplesmente as alíquotas do imposto. O que o novo texto propõe é a adoção de alíquotas progressivas para a cobrança do imposto, ou seja, a porcentagem cobrada sobe conforme aumenta o valor dos imóveis. O projeto foi proposto pelos deputados José Américo e Paulo Fiorillo, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), oposição a Doria no estado. Hoje, a lei reguladora do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis por Causa Mortes que vigora no estado é a nº 10.705, de dezembro de 2000, e estabelece uma alíquota única de 4% para imóveis acima de R$ 138 mil. Imóveis abaixo deste valor ficam isentos.

(7) É #FAKE que Curitiba não tem adotado medidas de distanciamento social e não registra mortes por Covid-19
A prefeitura de Curitiba nega que a frase “Dois milhões de habitantes, zero mortes e não fechei nada”, atribuída ao prefeito de Curitiba Rafael Greca, tenha sido dita. Assim como não é verdade que a cidade esteja imune ao novo coronavírus e que o prefeito não mandou fechar nada. A capital paranaense já registra 26 óbitos em razão da Covid-19 até o dia 06 de maio, com uma média de 15 novos casos da doença por dia, e a prefeitura determinou, sim, medidas de isolamento da população. Um levantamento da prefeitura aponta que 72% das pessoas aderiram ao isolamento, o que pode fazer com que os números melhorem nas próximas semanas.

(8) É #FAKE que unidade do supermercado Mundial foi fechada no Rio após funcionários morrerem de Covid-19
A Vigilância Sanitária (Anvisa) do Rio de Janeiro nega que tenha ocorrido fechamento de uma unidade do Supermercados Mundial na Zona Norte do Rio. Em nota, o supermercado também diz que nenhum funcionário morreu com Covid-19 nas lojas da Cacuia e de Tauá, na Zona Norte. A rede ressalta ainda que todas as 20 lojas funcionam com as medidas de segurança e higiene necessárias desde o início da pandemia e reitera que em qualquer suspeita de possível sintoma característico da Covid-19, o colaborador é afastado imediatamente a fim de proteger não só a saúde dele, mas de todos os outros colaboradores, e consequentemente os clientes.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »