Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 11 de Abril. São elas:
(1) É #FAKE que governo do PA colocou presos para monitorar se pessoas cumprem distância mínima umas das outras nos pontos de ônibus
Na verdade, os detentos do sistema prisional do Pará fizeram a marcação no chão, com tinta amarela, da distância segura entre as pessoas em pontos de ônibus. O trabalho foi monitorado por agentes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Em nota, o governo do Pará diz: “O conteúdo compartilhado é falso, distorce a realidade dos fatos, além de representar um desserviço à população neste momento da pandemia, no qual a informação pode salvar vidas”. Ainda segundo a nota, “a iniciativa visa conscientizar a população sobre a necessidade do distanciamento social”. De acordo com a administração estadual, 150 pontos de ônibus serão sinalizadas na capital do estado, Belém.
(2) É #FAKE que foto mostre comboio militar carregando corpos de vítimas da Covid-19 na Itália
A imagem de um comboio de caminhões do Exército em uma cidade com ruas estreitas acompanhado de uma legenda que diz: “796 corpos sendo transportados ao crematório na Itália em 1 só dia, sem velório nem despedidas”, na verdade, mostra caminhões do Exército francês em uma rua do subúrbio de Paris e não tem qualquer relação com a Itália. O nome do estabelecimento em frente ao qual os veículos passam é “Pharmacie du Marche”. No Google Maps, é possível encontrar o mesmo estabelecimento que aparece na foto na Avenida Anatole France, em Charenton-Le-Pont, no subúrbio de Paris. Em nota, a assessoria de comunicação das Forças Armadas do país europeu ao G1 diz: “[Essa mensagem] é mentira. Esses caminhões estavam envolvidos em um exercício de preparação operacional para o Exército francês e nada têm a ver com a crise da Covid-19 na França, muito menos na Itália”.
As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.
Fonte: Ministério da Saúde


