O neurocientista Miguel Nicolelis, pós-doutor em fisiologia e biofísica, professor e codiretor do Centro de Neuroengenharia da Universidade Duke, nos Estados Unidos, foi convidado há pouco tempo para assumir a co-coordenação junto ao ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que integra os nove governadores dessa região com objetivo de propor medidas integradas na prevenção e combate à Covid-19 entre os governos dos estados e municípios do Nordeste baseadas na ciência.
O Comitê também faz chamada de colaboração de cientistas e estudantes do Brasil e do Exterior para estruturação de uma rede mundial de apoio ao combate na região.
Segundo Nicolelis, o Brasil precisa de Estado-Maior científico, para além do político e econômico, a fim de que se forneça subsídios científicos para decisões na esfera política.
E, um portal e uma aplicativo dessa iniciativa científica, talvez a mais importante do Nordeste brasileiro, já estão acessíveis, com informações disponibilizadas em artigos científicos e colaborações de pesquisadores, médicos e de toda a comunidade científica e mundial. Perguntas mais frequentes, esclarecimento de dúvidas, e desmistificação de fake news também fazem parte do site. O aplicativo possibilitará o registro e acompanhamento de pessoas com suspeita da doença e informações importantes para prevenção e combate, e o acompanhamento de profissionais da saúde.
Acesse o site do Comitê Científico do Consórcio Nordeste ou baixe o aplicativo: Monitora COVID-19
Vale a pena conferir na íntegra uma recente entrevista, concedida por Miguel Nicolelis ao Jornal O Povo: aqui
Fonte: Jornal O Povo


