Por WhatsApp, usuários agora podem pedir checagem de informações falsas

28 de outubro de 2020

A Agência Lupa, especializada em checar fatos, lança nesta quinta-feira (22) um canal no WhatsApp para verificar conteúdos e esclarecer informações falsas. Na prática, os usuários do aplicativo podem mandar sugestões de notícias que serão analisadas pela equipe da empresa. Sempre que o material for checável, os jornalistas da agência produzirão um conteúdo e a dúvida será respondida por meio do perfil automatizado dentro do app.

Para interagir com a Agência Lupa no WhatsApp, basta mandar um “olá” para o número +55 (21) 99193-3751. Ao receber a mensagem, o perfil envia um menu, pelo qual o leitor escolhe mandar uma sugestão ou receber as últimas verificações produzidas pela equipe. Caso queira que a empresa verifique um conteúdo suspeito específico, o usuário deve escolher a opção 1 e, após o robô confirmar o recebimento, enviar a dúvida.

Se o conteúdo já tiver sido verificado, o leitor receberá tal informação. Caso a equipe ainda não tenha checado a dúvida, ela será apurada e uma nova verificação será produzida sobre o assunto.

As sugestões podem ser enviadas por texto, foto, vídeo, áudio ou link. Vale lembrar que a Agência Lupa não checa opinião, humor, projeções futuras ou fatos para os quais não existam dados públicos disponíveis, de acordo com a metodologia auditada anualmente pela International Fact-Checking Network (IFCN), a rede que reúne checadores de todo o mundo.


Fonte: nd+
Translate »