20.10.2020 – Notícias classificadas como Fake News

20 de outubro de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez um esclarecimento acerca das fake news no dia 20 de outubro. São eles:

(1) É #FAKE que Doria disse que não vai permitir que os que não tomarem a CoronaVac passem a doença para os que tomarem
Circula nas redes sociais que o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse a seguinte frase: “Não vou permitir que aqueles que não tomem a vacina (CoronaVac) passem corona para os que tomaram”. A assessoria de imprensa do governo de São Paulo nega a fala, e uma busca detalhada nas muitas entrevistas de Doria sobre a CoronaVac, vacina de fabricação chinesa testada no Brasil sob a coordenação do Instituto Butantan, mostra que a frase não foi dita.

O governador vem afirmando que em São Paulo a vacinação será obrigatória, a menos que a pessoa apresente um atestado médico em contrário. Mas em nenhum momento disse que uma pessoa já imunizada pode contrair o coronavírus de uma pessoa que não se vacinou. Na coletiva de imprensa que deu no dia 16 de outubro, Doria declarou o seguinte: “Não é possível imaginar – e eu aprendi isso com os médicos, nós temos três aqui ao nosso lado – numa pandemia vacinar alguns e não vacinar outros. Enquanto tivermos pessoas não vacinadas em larga escala, continuaremos tendo a presença do vírus, a contaminação e morte”.

Doria falava sobre a distribuição da CoronaVac. Minutos antes, ele falou, referindo-se à população do estado: “Eu posso garantir que aqui os 45 milhões de brasileiros serão vacinados. Em São Paulo, a vacinação será obrigatória, exceto se o cidadão tiver uma orientação ou atestado médico de que não possa tomar a vacina. Adotaremos medidas legais se houver alguma contrariedade nesse sentido.” Doria também disse, na entrevista, que os testes finais da fase 3 do imunizante, que engloba cerca de 13 mil voluntários, em sete estados brasileiros, estão terminando. A vacina é considerada pelo governo de São Paulo a mais promissora e a mais segura entre as que estão em estudo no país.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »