Governo de Pernambuco libera aulas presenciais no ensino médio

23 de setembro de 2020

Após uma forte pressão principalmente dos trabalhadores das escolas particulares de Pernambuco, o Governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (21), a retomada das aulas presenciais na educação básica. No entanto, apenas o Ensino Médio irá retomar as aulas. As aulas presenciais do ensino fundamental e infantil permanecem suspensas, por enquanto.

O governo havia prorrogado a suspensão das aulas até esta terça-feira (22) e havia a expectativa do anúncio da volta das atividades presenciais nesta segunda. O terceiro ano do Ensino Médio recomeça no dia 6 de outubro. Na semana seguinte, no dia 13 de outubro, os alunos do 2º ano. No dia 20 de outubro poderão ser reiniciadas as aulas para os alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos Será obrigatório o uso de máscaras e a medição de temperatura.

A informação foi anunciada durante coletiva de imprensa online com o secretário de Educação de Pernambuco, Fred Amâncio, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, e o secretário de Planejamento, Alexandre Rebelo. Segundo Fred Amâncio, a decisão de mandar ou não os adolescentes para as escolas ficará a cargo de pais e responsáveis. “Deve ser de competência de cada pai ou responsável. Sendo de caráter opcional. Os pais vão decidir sobre o retorno ou não dos estudantes”, destacou o secretário de Educação.

De acordo com o governo, as aulas remotas devem ser mantidas para atender a quem escolher essa opção, mas as escolas também têm a opção de ofertar o ensino híbrido, combinando os dois formatos de aula. Assim como as outras atividades que já foram liberadas, a volta ao formato presencial das aulas precisará respeitar as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações.

Confira abaixo as principais medidas previstas no protocolo: Distanciamento mínimo de 1,5 metros;
* Uso obrigatório de máscaras;
* Lavagem frequente das mãos e uso do álcool em gel 70%;
* Orientações para estudantes, professores e demais profissionais da educação;
* Organização de grupos fixos de estudantes;
* Escalonamento de horários;
* Medição de temperatura;
* Monitoramento de casos suspeitos e testagem, inclusive dos contactantes.


Fonte: Rádio Jornal Pernambuco
Translate »