28.08.2020 – Notícias classificadas como Fake News

28 de agosto de 2020

Levando em consideração o Portal do Ministério da Saúde e os dois maiores portais brasileiros em acessos, Portal Globo.com e Portal UOL, apenas o Portal Globo.com fez esclarecimentos acerca das fake news no dia 28 de Agosto. São eles:

(1) É #FAKE que foto mostre Flávio Dino no velório do pai sem máscara e sem cumprir distanciamento social
Circula nas redes sociais uma imagem do governador do Maranhão, Flávio Dino, em um velório. A legenda diz que a foto foi feita na cerimônia em homenagem ao pai dele, vítima de Covid-19, e ressalta que o político e os demais presentes estavam sem máscara e numa aglomeração, o que não é recomendado no meio da pandemia do coronavírus. A imagem, na verdade, é de 2018 e mostra Dino discursando no velório do deputado Humberto Coutinho (PDT), esclarece o governo do Maranhão. Não havia por que usar máscara, já que não existia o coronavírus, nem outra situação que demandasse isso. Da mesma forma, não havia razão para evitar aglomerações.

A mensagem falsa diz: “Interessante, o governador do Maranhão, Flávio Dino, pode fazer velório e enterro do pai, que faleceu de Covid-19, sem ter ninguém usando máscaras e nem mantendo distanciamento”. Só que uma filmagem de 2018 mostra a situação real da qual a imagem foi extraída. À época, Dino já era governador, e Humberto Coutinho era presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Um vídeo da TV Assembleia mostra o discurso feito há mais de dois anos. Já o pai do governador, Sálvio Dino, morreu no último dia 24, vítima do novo coronavírus, aos 88 anos, em São Luís. Ele era advogado e foi deputado estadual entre os anos de 1960 e 1970. O sepultamento foi no mesmo dia, no cemitério Parque da Saudade, “sem velório, apenas enterro, com a presença de poucos familiares”, explica o governo do estado.

As investigações sobre as formas de transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:
– gotículas de saliva;
– espirro;
– tosse;
– catarro;
– contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;
– contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

O Ministério da Saúde ainda orienta cuidados básicos diários para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou então higienize com álcool em gel 70%.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar com COM O BRAÇO (e não com as mãos!) ou com um lenço de papel (e jogar no lixo).
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
– Higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).
– Manter os ambientes bem ventilados.
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
– Evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.
– Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas.
– Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
– Evitar aglomerações.
– Ficar em casa quando estiver doente.


Fonte: Ministério da Saúde
Translate »