O portunidade é para alunos da universidade e também para a comunidade externa. A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas para o curso de extensão “Análise e visualização de dados do Coronavírus no R”. Oportunidade é para alunos da Universidade e também à comunidade externa.
O curso é gratuito e será realizado integralmente online na modalidade de Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepe). Além disso, não é necessário conhecimento prévio no programa R e é destinado a qualquer pessoa interessa em aprender a usar o software para analisar os dados do novo coronavírus.
“A análise de dados é de extrema importância para guiar a correta tomada de decisão. Quanto à análise de dados do Coronavírus, a importância é ainda mais evidente para saber o que está acontecendo, planejar estratégias de controle e prevenção, identificar corretamente os locais mais afetados e analisar projeções futuras. Além disso, permite identificar e separar o que é fato do que é fake news”, disse a professora do Departamento de Economia do Campus Sorocaba e coordenadora do curso, Andreza Palma.
A Aciepe tem carga horária de 60 horas e o conteúdo ficará disponível aos participantes para realizarem as atividades entre o período de 31 de agosto a 16 de janeiro. O ambiente virtual de aprendizagem utilizado é o Moodle da UFSCar. Os estudantes que concluírem as atividades solicitadas e apresentarem o projeto final receberão o certificado.
Matrícula
Os estudantes da UFSCar devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) em 24 de agosto, de acordo com o calendário da graduação. O curso também disponibiliza 30 vagas para a comunidade externa, que devem ser realizadas até 1º de setembro, por meio do e-mail drepalma@ufscar.br, contendo as informações:
* Nome
* Formação
* Currículo
* Breve justificativa sobre o interesse no curso
A seleção dos participantes será baseada em análise do currículo. Mais informações estão disponíveis no site da UFSCar.
Fonte: G1 São Carlos e Araraquara


